FestA! traz curiosidades sonoras no fim de semana do Sesc Thermas

Programação tem ainda show com discotecagem, performance para crianças, danças circulares e torneio de beach tennis, tudo gratuito

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 09/07/2022
Horário 08:00
Foto: Pixabay
Na primeira atividade, participantes embarcam em uma verdadeira viagem na história dos discos
Na primeira atividade, participantes embarcam em uma verdadeira viagem na história dos discos

A agenda do Sesc Thermas de Presidente Prudente deste fim de semana com atividades para se fazer em família está reforçada com o início do FestA! – Festival de Aprender. Além do tradicional show de sábado à tarde e espetáculo infantil no domingo, o público pode aproveitar as oficinas que apresentam e rememoram aparelhos e experiências sonoras. 
De hoje até o dia 17 de julho, o Sesc São Paulo realiza a quinta edição do FestA! em todas as suas unidades do Estado, com o objetivo de incentivar o prazer pelo fazer artístico em distintas gerações, favorecer o reconhecimento do potencial criador de cada indivíduo e reforçar à população que o Sesc é um lugar de aprender.  
Na unidade de Presidente Prudente, o tema é experiências sonoras e, neste fim de semana, já ocorrem duas atividades abertas ao público. 
A primeira delas é “Além da vitrola: a história dos discos”, hoje e amanhã, C A M P O - Acontecimento e Jogo de criação - das 10h às 13h e das 14h às 17h, com Mauricio Antenor, colecionador e discotecário.  
“Você já viu um cilindro de fonógrafo? Já ouviu um disco de carvão tocado em um autêntico gramofone do século XIX? Sabe o que é uma disco picture? A ideia da atividade é uma verdadeira viagem na história dos discos. Venha conhecer tecnologias e equipamentos usados para gravar e reproduzir sons, ouvir curiosidades e, claro, muita música”, convida. 
A outra ação do FestA! é direcionada às crianças, principalmente aquelas que nunca viram ou ouviram uma fita K7. Hoje, às 14h e às 16h, na oficina “Que fita é essa?”, com Kauê Garcia, que é artista, músico e DJ, elas conhecerão essa mídia analógica e as principais funções de um aparelho gravador e reprodutor de sons, como play (tocar), record (gravar), forward (acelerar), rewind (rebobinar). Farão então exercícios de gravação, escuta coletiva e aplicação de efeitos às gravações por meio de pedais como distorção, delay e reverb. Por fim, poderão levar para casa as suas criações sonoras em uma fita K7. 
Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo “atividades de experimentação nas artes são fundamentais para facilitar a aproximação de variados públicos ao universo artístico, permitindo criar momentos de lazer e aprendizagem. A rede de unidades do Sesc constitui, neste sentido, um privilegiado sistema para o oferecimento de cursos e oficinas em artes e tecnologias, favorecendo não apenas o acesso do público, mas a apresentação e circulação de distintos profissionais do ensino das artes, em ações marcadas pela cooperação e compartilhamento de saberes”. 

“Brasil no Vinil”: DJ Carlos Xaves

O show deste sábado à tarde é “Brasil no Vinil”, com discotecagem do DJ Carlos Xaves, a partir das 16h, no Bosque do Sesc Thermas. Entre uma música e outra, o DJ conta histórias sobre discos e artistas, proporcionando ao público uma viagem pelo vasto universo da música brasileira. Nascido em Franca (SP), o DJ Carlos Xaves é também discotecário. Com um acervo de mais de 2,5 mil discos, atua para manter viva a cultura do vinil em sua cidade. 

Atração infantil

Na tarde do domingo, às 15h, as famílias podem participar do “CAMPO – Acontecimento e jogo de criação”, que é uma proposta coletiva e afetiva para crianças de 0 a 7 anos, acompanhadas por seus responsáveis, explorarem modos de se relacionar com materiais (pedras, galhos, papel), com o espaço e com o outro, em um jogo aberto de experimentação que parte de princípios das artes visuais, do design gráfico e da performance, e ao mesmo tempo propõe: observar, compor, construir e brincar. A performance é com o artista Ieltxu Ortueta.  

Esporte e prática corporal

Neste final de semana também começam as disputas do Torneio de Beach Tennis no Sesc Thermas. Os participantes que fizeram inscrição prévia farão os jogos das categorias iniciante, intermediária e avançada (feminino e masculino) e em duplas (feminino, masculino e mista), hoje e amanhã, das 9h às 17h30. 
Neste sábado, às 10h, ocorre a vivência de Dança Circular, cuja roda, formação tradicional da prática, desperta a autoconfiança, a consciência corporal e espacial, além de incentivar a cooperação entre as pessoas. As danças circulares oportunizam o encontro com a cultura de vários povos, com rica diversidade de ritmos e sons. 

SERVIÇO 
Todas essas atividades são gratuitas. O Sesc Thermas de Presidente Prudente fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. Para mais informações, o telefone é (18) 3226-0400. A programação completa está disponível em sescsp.org.br/prudente

Freepik

Crianças participam da oficina “Que fita é essa?”, podendo conhecer um pouco mais sobre essa mídia analógica

Mario Ladeira

Em “CAMPO – Acontecimento e jogo de criação”, famílias exploram modos de se relacionar com materiais, com o espaço e com o outro

Publicidade

Veja também