Fiéis continuam visitas à Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 12/01/2021
Horário 04:28
Foto: Família faz fotos para guardar de lembrança pela visita
Família fazem fotos para guardar de lembrança pela visita
Família fazem fotos para guardar de lembrança pela visita

As visitas de fiéis em Santo Expedito continuam normalmente, mesmo em época de pandemia. Quase que diariamente pequenos grupos, mais familiares, chegam na cidade a fim de agradecer a Santo Expedito por uma graça alcançada, numa demonstração clara de que os devotos do santo acreditam em suas intercessões e sempre demonstram fé naquilo de pedem. A coluna recebeu um registro fotográfico de Eduardo Ribeiro, representante regional da Nova Alta Paulista da indústria de cosméticos Aneethun, que, junto com familiares, visitou o santuário e alguns outros pontos em que se lembram a imagem do santo naquela cidade, não apenas para agradecer, mas também para demonstrar a devoção ao santo.

Campanha do tijolinho

Leitores entraram em contato com a coluna a fim de pedir melhores informações sobre a campanha do tijolinho. Trata-se de um trabalho sob responsabilidade da paróquia, junto a sua secretaria. Esse contato pode ser feito diretamente pelo telefone (18) 3267-1177, onde são explicadas todas as fases de inscrições desse projeto. É preenchido um cadastro, pois o nome do doador será inscrito num azulejo personalizado para que fique registrado permanentemente e colocado nos totens que ficam sob frondosas árvores ao lado do santuário, para conhecimento público. Quem por ali passar vai perceber pessoas de todas as partes do Brasil, já que consta também, além do nome do doador, a sua cidade de origem.

Curiosidade - O culto

O culto a Santo Expedito atravessou o Oriente, passou para a Alemanha meridional e, de lá, se espalhou pela Itália, Espanha, França e Bélgica. Em várias igrejas do mundo encontramos estátuas de Santo Expedito, com traje legionário, vestindo uma túnica curta e um manto jogado militarmente atrás dos ombros, tendo postura militar. Em uma mão segura uma palma e na outra uma cruz. Hoje e sempre é dia de cultuar esse santo que tanto fez por nós e pela religião cristã. 

Sugestão

A devota Maria Alice da Silva, de Presidente Epitácio, oferece uma sugestão aos organizadores das festas de Santo Expedito e especialmente pedindo a interferência do padre Umberto, para que, quando retornarem as visitas com os movimentos anteriores, após a pandemia, que na feirinha popular sejam divididas as barracas com produtos religiosos separadas das que comercializam produtos profanos. Segundo ela, é uma forma de mostrar que o comércio de artigos religiosos receba o respeito que deve ser dado.

Artigos religiosos

Na secretaria paroquial funciona uma loja de artigos religiosos, dos mais variados produtos. Desde souvenir, medalhas, livros, cartões, publicações, até imagens de santos, com um enfoque maior para Santo Expedito. A lojinha atende aos fiéis durante todo o dia e, não apenas quando em festas e, por esta razão é bem procurada especialmente pelos visitantes. Caso o padre Umberto esteja no local e, desde que solicitada, ele fará a benção do objeto de piedade. Quando adquirido na loja anexo à secretaria paroquial, ele faz a benção ao lado do cristão devoto, que adquiriu a imagem ou o objeto. Padre Umberto comenta que quem desejou a imagem deve compactuar com o ato solene da benção.

Caminhadas

Muitos devotos já entraram em contato com a administração do santuário pedindo informações sobre visitas de grupos, em caminhadas, motorromarias ou carreatas. Essa atitude é muito positiva, pois haverá um controle de presenças obedecendo os protocolos colocados pelas autoridades da saúde, neste período de pandemia. Tem que ser um trabalho de boa coordenação e, caso exista um grande número de participantes, que esses sejam divididos em partes. Mesmo em época de pandemia, foi solicitada no ano passado a presença de alguns motociclistas, representados pelas lideranças dos grupos, mas participaram quase 300 motos. É uma bonita demonstração de fé, mas o padre Umberto se preocupa muito com a obediência aos protocolos da saúde.

Retorno

Padre Umberto acredita que os movimentos religiosos em louvor a Santo Expedito retornarão logo, uma vez que em suas orações são feitos pedidos para que o santo interceda pelo fim da pandemia e que todos voltem. Muitos fiéis estão em corrente de orações.

Publicidade

Veja também