Fiéis se preparam para o início do Advento

Durante a celebração, católicos ganham vida, ao esperar pela vinda de Jesus Cristo no tempo e na história da humanidade

PRUDENTE - PÂMELA BUGATTI

Data 01/12/2018
Horário 08:10
José Reis - Cláudia faz questão de preservar tradição do período com os filhos
José Reis - Cláudia faz questão de preservar tradição do período com os filhos

A primeira semana do Advento, que significa “estar por vir”, é o momento de preparação das igrejas católicas. Durante a celebração, os católicos ganham vida, pois o Advento espera pela vinda de Jesus Cristo no tempo e na história da Humanidade. Trazer-lhes salvação é, portanto a expectativa, que chama a presenciar e viver em plenitude para receber Cristo no momento em que Ele está por vir.

O Advento inicia-se na véspera do domingo que sucede o dia 30 de novembro, ou mais próximo desta data, e termina na véspera de Natal. Neste ano, o Advento tem início amanhã e finda no dia 24 de dezembro. Com duração de 3 ou 4 semanas, é o momento de preparação e reflexão dos católicos.

Liturgia

Para o padre Amaury José Domingues, no primeiro momento do domingo até o quarto domingo, a liturgia passa por algumas mudanças. “Nós não cantamos o hino de glória de louvor, para deixarmos esse momento de glorificação para véspera do Santo Natal e para dia do Natal”. A guirlanda, composta por ramos verdes e fita vermelha, é chamada de coroa do Advento junto com as quatro velas, simbolizando a divindade. “O vermelho, na liturgia bíblica, é o sentido da palavra”. Na liturgia se utiliza a cor roxa, os instrumentos e os enfeites com mais moderação para não antecipar a festa do dia 25 de dezembro, nascimento do menino Jesus.

A celebração, que é bem recebida pela comunidade, constitui-se em um momento próprio para reflexões. Durante esse período é importante saber que é um momento de vigilância, conversão e expectativa da vinda do Senhor. Fátima Elizabete Rota, 59, anos, fala que toda a sua família segue à risca o espírito do Advento. “Aqui, nós nos preparamos com as novenas nas casas das famílias, que a igreja nos proporciona”. Para ela, Jesus está presente dentro dos corações dos fiéis. “O Advento também é importante para o coração”, declara.

Como forma de preparação, os fiéis devem estar abertos para reconhecer os sinais da vinda do Senhor, em todas as circunstâncias, em momentos da vida ou até mesmo nos fins dos tempos. Andar no caminho traçado por Deus, sem extraviar em caminhos tortuosos, converte-se para seguir Jesus para o Reino do Pai. Para o religioso, a abertura para todas as iniciativas do bem é a caridade afável e paciente. “Devemos ser pacientes para com os outros, a fim de construirmos o reino futuro na alegria sem fim”, afirma.

Nos próximos dias, dentro de toda essa preparação, os enfeites utilizados nas igrejas e nas casas dos fiéis contribuem para essa expectativa. A fisioterapeuta Cláudia Carvalho Santos, 43 anos, fala que essa época do Natal é algo muito importante e feliz para ela, pois é uma data em que a família se une e mantém todas as tradições desde a infância. “No dia 6 de dezembro, montamos o presépio e a árvore”, conta Cláudia, que não abre mão de ensinar aos filhos que o Natal é o nascimento de Jesus.

Publicidade

Veja também