Filosofando em trovas

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 25/03/2021
Horário 03:33

Temos os olhos e a boca
Para ver e pra falar,
O ouvido e o coração
Para ouvir e para amar.                                                                       
                                                               (José Costa)

Jacques Ferreira

Irapuru sepultou na segunda-feira o corpo de Jacques Nelson Ferreira, mais uma vítima da Covid-19. Engenheiro civil, ele foi candidato a prefeito na última eleição, não se elegendo por uma diferença de apenas 161 votos. Testou positivo e procurou atendimento médico, não conseguindo vencer a doença. Ele era o único membro da família que ainda não tinha ocupado um cargo público de prefeito ou vereador, mas em sua família, a esposa e um filho já foram vice-prefeitos; o pai, o sogro, um tio e um primo já foram prefeitos e, filhos, primos e sogra vereadores em municípios da região. 

Igreja matriz

Como engenheiro civil, Jacques Nelson Ferreira foi o responsável pelas obras da Igreja Matriz de Santa Genoveva de Irapuru, uma das maiores e mais belas da Diocese de Marília, e prestou os serviços graciosamente. Quando o féretro chegou a Irapuru, mais de uma centena de carros o aguardavam na entrada e seguiram em cortejo que percorreu a principal avenida da cidade, silenciosamente até a entrada do cemitério local de Irapuru. As homenagens foram prestadas em silêncio dentro dos veículos em frente ao cemitério. O prefeito Mazinho decretou luto oficial por três dias e nas redes sociais declarou: “Eu e toda nossa cidade lamentamos o falecimento do grande homem público Jacques Nelson Ferreira. Dele se podia discordar, mas fui testemunha de sua coragem e espírito público. Participamos de debates juntos e sempre de forma muito respeitosa.  Meus sentimentos para amigos e família”. 

Proibição do narguilé

A Câmara de Vereadores de Parapuã aprovou projeto de lei de autoria dos vereadores Éder Castro Menezes (Republicanos) e do presidente da Câmara, tenente PM João Miguel (PSDB), que proíbe o uso do “cachimbo de água”, mais popularmente conhecido como narguilé, em locais públicos, dentro do âmbito do município, sejam eles abertos ou fechados, bem como a venda de produtos e derivados para menores de 18 anos. Na discussão em plenário, os vereadores debateram a respeito do texto da lei e sua repercussão entre os munícipes. Ao final, cinco vereadores votaram a favor e quatro contra, sendo aprovado.

Usina doa ventilador mecânico

A Usina Caeté Unidade Pauliceia fez a entrega, na última semana, de um ventilador mecânico para o Fundo Municipal de Saúde de Panorama. A doação evidencia a preocupação da empresa com a difícil situação enfrentada com a pandemia. O prefeito do município, Carlos Hiroci Outi, e a secretária de Saúde, Amanda Vascão, foram recebidos pelo gerente da Unidade Pauliceia, Glênio Fireman Tenório Filho, pelo supervisor administrativo, José Adeildo de Moraes Silva, e pela coordenadora de Gestão de Pessoas, Denise Formagio. A empresa também tem um apreço muito grande para com a população da região, onde se encontra instalada e ajudando no seu progresso.

Figurinha

Isaura Menin, de Lucélia, hoje uma das melhores atletas do handebol feminino, atualmente na Espanha, há cerca de 12 anos colecionava figurinhas, hobby esse que estava em seu sangue. Entre elas, estavam as figurinhas dos times preferidos, o São Paulo e o Barcelona. Hoje, a pivô, que está na península ibérica passando por um momento marcado por lesão, tornou-se uma figurinha. Ela está estampada no álbum de figurinhas da liga feminina de handebol da Espanha, reconhecendo-se assim o seu valor, e o seu amor pelas coleções.

Profissionais voluntários

A cidade de Tupã tem 2.896 pessoas recuperadas da Covid-19 desde o início da pandemia, conforme os dados do último boletim divulgado pela Prefeitura. Mas, ainda assim, muitos desses pacientes convivem com sequelas da doença. Para atender essas pessoas, algumas sem condições, uma dupla de tupãenses se juntou para oferecer tratamento gratuito de massoterapia e fisioterapia. Deivid Nunes, de 25 anos, e Caio Rodrigues, de 25 anos, tiveram uma ideia que já começou a se expandir com a participação de novos membros. Desde a criação do projeto, mais uma profissional se juntou ao grupo, Nayara Ingra Gonzales, também de 25 anos, é fisioterapeuta e vai compor a equipe. Além dos profissionais da saúde, o grupo também conta com Ingrid Enok, de 18 anos, que atua na gestão do Instagram e agendamento de pacientes.

Agradecimento

Agradecemos aos colegas profissionais de imprensa da região pelas informações fornecidas visando o melhor para esta coluna.

Covid-19

Os municípios da região da Nova Alta Paulista estão preocupados e correndo atrás de soluções para o grave problema da propagação da Covid-19. Não existem mais vagas em hospitais e pacientes já faleceram na fila de espera para um atendimento. Quase todas as comunidades ainda culpam grande parte da população que não está colaborando com o trabalho de prevenção. Em muitas, existem aglomerações, festinhas e falta de uso de máscaras.

Publicidade

Veja também