Fim de ano pode ser marcado por fortes temporais na região

Segundo Defesa Civil, há previsão de acumulados entre 20 e 50 milímetros por dia, ventos fortes no momento da chuva, trovoadas e eventual granizo

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 27/12/2025
Horário 11:29
Foto: Governo de SP
Governo de SP mobilizou gabinete de crise para chuvas nesta semana
Governo de SP mobilizou gabinete de crise para chuvas nesta semana

Monitoramento da Defesa Civil aponta que, entre esta segunda e terça-feira, há risco de fortes temporais, com acumulados previstos entre 20 e 50 milímetros por dia, ventos fortes no momento da chuva, trovoadas e eventual granizo, especialmente na região de Presidente Prudente.

Hoje e amanhã podem registrar chuvas dentro da normalidade para o período. Na quarta-feira, dia 31, a previsão indica muito calor e tempo abafado, com pancadas de chuva típicas da estação.

Neste cenário, o governo de São Paulo mobiliza um gabinete de crise a partir desta segunda para coordenar ações de prevenção e atendimento de municípios diante da previsão e da possível ocorrência de chuvas fortes no Estado durante o feriado de Ano-Novo.

A decisão foi anunciada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em reunião nesta sexta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, com prefeitos de 284 municípios.
Durante a reunião, o governador destacou a necessidade de atuação integrada entre Estado e municípios para minimizar riscos e impactos à população. Também participaram da reunião representantes de órgãos estaduais e concessionárias de serviços públicos.

“Estamos nos preparando e não vamos deixar a população desassistida. Isso demanda preparo, prevenção e estarmos na mesma página. Nosso objetivo é proteger vidas e preparar nossa infraestrutura para reduzir danos à população”, afirmou Tarcísio de Freitas.

Planos de contingência

Durante a reunião, a Defesa Civil orientou os municípios a executarem seus planos de contingência, que incluem a publicação de avisos de risco ao Sistema Estadual, a comunicação de risco por meio de redes sociais e imprensa, a emissão de alertas à população, a prontidão das equipes locais para implementação das ações previstas e a realização de vistorias preventivas e emergenciais.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil mantém operação ininterrupta, 24 horas por dia, sete dias por semana, com atuação integrada entre os órgãos estaduais, monitoramento constante das condições climáticas e emissão de alertas à população e às prefeituras.

Publicidade

Veja também