O Sesc Thermas de Presidente Prudente preparou um fim de semana repleto de música, arte e cultura para todos os públicos. Hoje e amanhã, as pessoas podem conferir show de música regional, atividades que valorizam as tradições indígenas, apresentação teatral, feira de agricultores da região e oficinas de tecnologia. Todas as atividades são gratuitas e abertas a todos.
Neste sábado, a homenagem é para Helena Meirelles, a Dama da Viola, referência cultural do Brasil. O show reúne Milton Meirelles, Flor Morena e Jackson Ricarte, que apresentam guarânias, polcas, chamamés e rasqueados com viola, violão e baixolão. Entre uma canção e outra, o trio relembra histórias e causos vividos ao lado da artista. A apresentação acontece às 16h, na Área de Convivência.
Ainda hoje, a Feira de Pequenos Produtores movimenta o Quintal do Sesc, das 9h30 às 13h, com agricultores e artesãos da região, fortalecendo a agricultura familiar e a economia local. E, às 10h30, acontece a oficina Aplicativos para Pintura Digital, no Espaço de Tecnologias e Artes, que se repete no domingo, explorando recursos artísticos disponíveis em plataformas gratuitas para celulares e outros equipamentos digitais.
A cultura indígena também marca este fim de semana. No sábado, às 15h, no Bosque, a Cia. Viajantes apresenta a contação de histórias “De Carona na Cultura Indígena”, seguida de roda de conversa com Nikita Nhandeva, que compartilha artefatos, músicas e expressões artísticas do povo Guarani Nhandeva.
No domingo, às 14h30, as atividades seguem com a oficina Confecção de Pulseiras de Sementes de Açaí e a vivência Estações Brincantes, ambas conduzidas pela Cia. Viajantes, no Quintal e no Quiosque. As ações estimulam a criatividade, o brincar livre e o contato com a natureza.
Encerrando o domingo às 16h, o Coletivo Kari apresenta o espetáculo “O Guerreiro e o Curupira”, que conta a aventura de um guerreiro indígena em busca de respeito e aprendizado do seu povo.
Para isso acontecer, ele decide sequestrar o filhote de curupira, mas as coisas não saem conforme o planejado, resultando numa grande jornada para ele e toda a humanidade. Baseada em fatos reais, a dramaturgia é construída a partir de três histórias sobre o curupira Boraró, com autoria de Anderson Kary Bayá.
Maila Alves
Feira de Pequenos Produtores movimenta o Quintal do Sesc, das 9h30 às 13h
Freepik
Oficina Aplicativos para Pintura Digital ocorre hoje e amanhã, no Espaço de Tecnologias e Artes
Divulgação
Cultura indígena também marca este fim de semana, com diferentes atividades
Divulgação
Confecção de Pulseiras de Sementes de Açaí estimula a criatividade
Maura Pereira
No domingo, ocorre a vivência Estações Brincantes, conduzida pela Cia. Viajantes
Acervo pessoal
“O Guerreiro e o Curupira” conta a aventura de um guerreiro indígena em busca de respeito e aprendizado do seu povo