Final do Brasileiro de Beisebol é disputada hoje

VAGAS 300 atletas, de idade entre 10 e 12 anos, disputam campeonato acompanhado pela Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol

Esportes - MELLINA DOMINATO

Data 30/10/2016
Horário 08:36


A Acae (Associação Cultural Agrícola e Esportiva) de Presidente Prudente sedia as disputas finais do 33º Campeonato Brasileiro Interclubes de Beisebol da categoria infantil. Cerca de 300 atletas, com idades entre 10 e 12 anos, disputam as vagas da última de quatro chaves, desde ontem, em partidas eliminatórias. A competição é acompanhada de perto pela CBBS (Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol), que selecionará os nomes que irão compor a seleção que vai disputar no ano que vem o Campeonato Mundial, que será na China. Hoje os jogos iniciam às 8h e seguem até às 16h.

Jornal O Imparcial Presidente da CBBS, Jorge Otsuka, observa atletas para Mundial

De acordo com o secretário da Acae, Mário Kaneki, 14 equipes de diversos cantos do país disputam a fase final do campeonato. Os times foram divididos em quatro chaves: ouro, prata, bronze e incentivo, sendo que os campeões de cada uma se enfrentam hoje, nas partidas finais. Tais jogos são acompanhados de perto pelo presidente da CBBS, Jorge Otsuka, que analisa, principalmente, os jovens que integraram a seleção brasileira que conquistou o 4º lugar no Campeonato Panamericano, que ocorreu no início do mês, na Nicarágua. "Analisamos os atletas que já têm técnicas mais apuradas, que apresentam um bom beisebol. Observamos também os técnicos. Isso para montar um time forte e preparado para o Mundial", expõe Jorge.

Entre os atletas da seleção brasileira que participam das disputas finais do campeonato brasileiro está o prudentino Emmanuel Madeira, 10 anos, que integrou a equipe que representou o Brasil na Nicarágua. Conta que sua primeira oportunidade no time verde e amarelo foi importante e trouxe lições que serão levadas para sempre. "Foi muito bom poder participar da seleção. Deu para aprender bastante e, com isso, acho que fica mais fácil de conseguir novamente uma vaga no time", diz.

 

Esporte olímpico


O beisebol volta para as Olimpíadas nos jogos de 2020, no Japão. O anúncio do retorno da modalidade ao evento trouxe animação para os atletas, treinadores, entre outros profissionais envolvidos com o esporte. "O sonho que todo esportista almeja é participar de uma Olimpíada. O beisebol ficou dois anos fora, mas agora está de volta. Nossa briga é para que permaneça", revela o presidente da CBBS.

Para Kaneki, além dos jogos olímpicos, o envio de atletas de destaque do Brasil para os EUA tem incentivado os jogadores a investir ainda mais nos treinamentos e aprimoramentos. "Temos que incentivar os atletas e essa exportação tem motivado bastante a garotada", frisa.

 

Promessa olímpica


De férias em Presidente Prudente até janeiro, o prudentino Rodrigo Takahashi, o Bo, continua a fazer sucesso no exterior. Atualmente com 19 anos, estrela no beisebol profissional americano na equipe do Arizona DiamondBacks, na posição de arremessador. Defendeu a seleção brasileira no Campeonato Mundial de Beisebol (World Baseball Classic), em New York, em setembro, e é uma das promessas para os jogos olímpicos de 2020. "Estou treinando muito para isso. É o sonho de todo atleta e espero ser convocado. Com o retorno do esporte nas Olimpíadas, esta esperança fica ainda maior", comenta.

 
Publicidade

Veja também