Financiamento rural e o cooperativismo de crédito

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 24/06/2023
Horário 08:09
Foto: Divulgação | AI
Jorge Guedes, presidente do Sicredi, na abertura da 1ª Feira Agropecuária de Pirapozinho
Jorge Guedes, presidente do Sicredi, na abertura da 1ª Feira Agropecuária de Pirapozinho

O presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Guedes, participou da 1ª Feira Agropecuária de Pirapozinho no Centro de Palestras que acontece dentro da Fejupi. Guedes destacou o tema “O financiamento rural e o cooperativismo de crédito” em sua palestra.
Durante o encontro, que contou com a participação de mais de 50 pessoas, entre estudantes e produtores rurais, foram apresentadas as principais linhas de crédito disponíveis ao setor agro e os valores que foram disponibilizados nos últimos anos.

Divulgação | AI

Lucila Paiano, gerente da agência do Sicredi de Pirapozinho; Bruno Fuzi, assessor de negócios do Sicredi; Vanderlei Oliveira, diretor executivo da Sicredi Rio Paraná; Jorge Guedes, presidente da cooperativa de crédito; Gustavo Castilho, engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Pirapozinho; Osvair Júnior, gerente de ciclo de crédito do Sicredi; e Andreia Silva, gerente de negócios Agro do Sicredi de Pirapozinho durante abertura da 1ª FAP

Presentes
Principal patrocinadora da Fejupi, a Naturafrig Alimentos marca presença na 32ª Festa Junina de Pirapozinho com um estande repleto de brindes e interatividade, onde o público poderá concorrer a um kit de carnes Naturafrig, além de participar de uma roleta de prêmios, como mochilas, copos e bonés exclusivos. 
A interação fica por conta de Nello, mascote da Naturafrig para divertir as crianças. Hoje tem a tradicional queima da maior fogueira do Brasil e quem passar pela festança pode visitar o estande. No local tem ainda uma deliciosa mesa de doces. #partiu?

Divulgação | AI

Estande da Naturafrig tem brindes, interatividade e uma deliciosa mesa de doces

Feira de negócios
A edição 2023 da Fejupi sem dúvidas é também um evento para movimentar a economia da cidade de Pirapozinho. Prova disso é que dentro do recinto onde a festa é realizada, uma verdadeira feira de negócios expõe diversas marcas, seus produtos e serviços, ao público que passa pelo local. Uma excelente oportunidade que coloca a cidade como vitrine para potenciais investidores. 
Conforme o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pirapozinho, Julio Cesar de Moraes, “a Festa Junina de Pirapozinho além de ser tradicional e conhecida nacionalmente, ela possui e deixará grandes marcas para o nosso município e também para toda a região oeste paulista, pois nesse contexto de evento várias camadas da comunidade estão envolvidas tanto direto, como indiretamente. Envolvidos diretamente como, montagens de estrutura, compras de produtos típicos e outros; indiretamente como aquela pessoa que vai abastecer seu veículo para ir ao recinto do Parque do Povo”, enfatiza.
Julio de Moraes fala da importância que a ACE Pirapozinho teve em relação à Fejupi Naturafrig 2023. “Nós enquanto Associação Comercial e Empresarial, buscamos explorar as inúmeras possibilidades que o pequeno, médio empreendedor local teria com a realização da 32ª edição, de sua concepção, preparo, execução, até pós-evento”.
O presidente finaliza com grande otimismo o que espera pós-Fejupi. “Por tudo isso, com a atenção e planejamento, onde têm vários expositores e empresas, é possível apresentar e colocar Pirapozinho em destaque e servir como vitrine de negócio, turismo e lazer. É o município como uma microrregião se desenvolvendo e crescendo”, finaliza.

Certificação
A planta de biogás da Cocal, usina de cana de açúcar instalada Narandiba, recebeu a certificação do Renovabio pela produção sustentável de biometano a partir do processamento de resíduos da cana-de-açúcar e de atividades agropecuárias (orgânicos agrossilvopastoris).
Essa certificação permite à empresa emitir os créditos de descarbonização (CBios), com base na sua produção de biometano. A Cocal sem dúvidas é referência em inovação.

Elas no volante
Seguem até o dia 2 de julho, as inscrições para o curso que desenvolve e contrata mulheres para trabalhar como motoristas de transporte canavieiro. As interessadas não precisam ter experiência, mas é preciso ter CNH E, disponibilidade para as aulas presenciais que são realizadas de segunda a sexta no período diurno.
A Prefeitura de Narandiba oferecerá transporte gratuito para as participantes. O curso está previsto para iniciar na segunda quinzena de julho. Saiba mais nas redes sociais do Governo de Narandiba.

Redes Sociais Oficiais de Narandiba

Inscrições para o programa de capacitação de mulheres para transporte canavieiro seguem até o dia 2 de julho

Representatividade regional

Acervo pessoal| Claudinei Dinello

O deputado federal, Fernando Marangoni (União Brasil), inaugurou no último sábado, 17, seu escritório regional em Presidente Prudente. O prefeito de Pirapozinho, Lucas Padovan dos Santos Pavani, e o vereador Claudinei Dinello (Podemos), marcaram presença no evento

Publicidade

Veja também