Flitpp é, sem dúvidas, uma rica e importante fonte de cultura

EDITORIAL -

Data 14/10/2023
Horário 04:15

Realizado desde 2010 na cidade e conhecido por trazer autores consagrados em dias de extensa programação, o FLITPP (Festival Literário de Presidente Prudente), que até 2018 era conhecido como Salão do Livro, está de volta. Realizado pela Secult (Secretaria Municipal de Cultura), em parceria com a Seduc (Secretaria Municipal de Educação), o evento ocorre neste ano em um formato inovador: Flitpp nas Escolas, com atividades destinadas a todas as unidades escolares da rede, da educação infantil à educação de jovens e adultos. 
O objetivo principal é oportunizar o acesso à leitura aos 18.300 alunos integrantes da rede municipal, que serão presenteados com uma obra, conforme a faixa-etária. Para os bebês atendidos nos berçários, foram adquiridos livros de banho, o indicado a esta faixa etária. O cronograma será iniciado nesta segunda-feira, em duas escolas: Giseli Dalefi e Carmen Pereira Delfim. Outras oito receberão as atividades até sexta. Durante os meses de outubro e novembro, o projeto vai espalhar cultura e arte por onde passar, com apresentações artísticas e culturais.
Uma novidade para muitos. Um evento - realizado pela última vez em 2019, devido à pandemia - que tem tudo para dar certo e continuar alcançando resultados. Atualmente, em meio a tanta tecnologia, é raro encontrar crianças que preferem ler um livro, a ficar no celular, jogar videogame ou navegar na internet. Muitos, ainda, não têm condições financeiras de adquirir um ou frequentar uma biblioteca. Falta acesso.
A prática da leitura deve ser estimulada e não só na escola, mas em casa também. As pessoas devem ler mais, não por obrigação, mas de forma prazerosa. Contação de histórias, caça-palavras e até ditados. Atividades simples, rápidas, mas essenciais para um bom aprendizado.
A leitura é o primeiro passo para se chegar ao conhecimento. E o Flitpp é, sem dúvidas, uma rica e importante fonte de cultura.

Publicidade

Veja também