Flitpp oferece dois dias de aulões para Enem e vestibulares

Hoje e amanhã professores estarão ensinando de uma forma diferente no evento; dentre eles está o professor de Língua Portuguesa Noslen Borges famoso por seu canal no YouTube

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 30/08/2018
Horário 10:10

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está chegando e o Flitpp (Festival Literário de Presidente Prudente) pensou em uma forma de entreter os vestibulandos sem que deixem de prestigiar a cultura oferecendo dois “Aulões Multidisciplinares”, hoje e amanhã, no Espaço Laje e no Teatro Paulo Roberto Lisboa, respectivamente.  A ideia é trazer um corpo docente de qualidade, serão nove professores, que ajude a construir base de conteúdo em todas as áreas de conhecimento como Química, Geografia, Biologia, Língua Portuguesa, História e Física.

Dentre eles está o professor de Língua Portuguesa Noslen Borges famoso por seu canal educativo no YouTube “Professor Noslen” que acumula 1,2 milhões de inscritos. Além dos docentes Heitor Ribeiro e Leandro Leal que juntos idealizaram o canal de aprendizado “Não Perca a Cabeça” que desde 2016 produz vídeos com dicas para mandar bem nas provas.

Heitor leciona há oito anos História, Sociologia, Filosofia e atualidades. Ele traz ao Flitpp tópicos centrais relacionados a desenvoltura na avaliação. “Vamos focar em estratégias de interpretação textual, explicar a forma como são estabelecidas as notas, utilizando sempre do dinamismo para incentivar o aluno a ficar tranquilo e se concentrar”, explica.

Além disso, Heitor ressalta que o objetivo é fazer com que, principalmente, alunos de escola pública tenham a chance de passar no vestibular. “Sabemos que o ensino público está um pouco defasado, por isso fazemos esses aulões gratuitos para conseguir levar conhecimento ao maior número de estudantes possível”, explana o professor.

Sala de aula online

Os vestibulandos de plantão com certeza já viram o canal do “Professor Noslen” que traz em seus vídeos uma forma engraçada e dinâmica de ensinar a Língua Portuguesa. Noslen chega para contribuir com o aulão amanhã. Ele leciona há 12 anos e há três viu no YouTube uma forma de deixar o aprendizado ainda mais leve.

“A língua portuguesa nunca foi a disciplina preferida entre os jovens, por isso, sempre procurei fazer da minha forma de ensinar uma maneira de quebrar esses estigmas. Nesse tempo de canal eu acredito que estamos conseguindo mudar essa realidade, tem muitos depoimentos de jovens nas minhas redes sociais que dizem que ‘odiavam’ português e agora começaram a gostar graças a forma como eu, e vários outros professores na internet, apresentamos a matéria”, expõe.

Sobre sua participação no Flitpp, Noslen adianta que os participantes podem esperar um momento dinâmico, alegre e de conhecimento lúdico com paródias. “Sempre acreditei que deixando os conteúdos mais leves é mais fácil de atingir os alunos com êxito na aprendizagem, a meta é fazer com que eles gravem os conteúdos”, frisa.

Nova era docente

Heitor, Leandro e Noslen tem algo em comum, a transferência de conteúdo presencial para uma plataforma digital. Em ambos os canais, os docentes buscam passar conteúdos dinâmicos e leves. “O nosso projeto tem como missão mostrar que estudar não precisa ser chato, queremos fugir do tradicional e mostrar que o ensino lúdico é importante para a educação”, pontua Heitor.

Noslen concorda e revela que viu no canal uma forma de atingir mais diretamente seus alunos. “Eles estão cada vez mais focados na internet e em seus celulares, não adianta lutar contra isso, então procurei uma forma de utiliza-lo ao meu favor”, acentua.

 

HOJE

Espaço Laje, às 19h

Heitor Ribeiro – Atualidades

Leandro Leal – Química

William Queiroz – Geografia

André Olean – Física

 

AMANHÃ

Teatro Paulo Roberto Lisboa, às 16h

Gustavo Montanha – História

Maria Queiroga – Redação

Paulo Vitor – Filosofia

Biobio – Biologia

Noslen Borges – Gramática

 

Veja também