Floresta do Sul receberá mutirão de serviços à comunidade no dia 21

Atendimentos gratuitos de saúde, agronegócio e sustentabilidade ocorrerão no salão paroquial da Igreja Sagrado Coração de Jesus e na ESF do distrito

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/08/2021
Horário 14:19
Foto: Homéro Ferreira
Reunião para planejar e organizar o Mutirão pela Vida ocorreu na manhã desta segunda
Reunião para planejar e organizar o Mutirão pela Vida ocorreu na manhã desta segunda

Está definida para o dia 21 deste mês, um sábado, a primeira edição do "Mutirão pela Vida – Saúde, Agronegócio e Sustentabilidade", em Presidente Prudente. Será no distrito de Floresta do Sul, das 8h às 12h, no salão paroquial da Igreja Sagrado Coração de Jesus e na ESF (Estratégia de Saúde) “Filomena Cândida de Oliveira”. Haverá a oferta de vários serviços gratuitos e preventivos nas áreas de fisioterapia, farmácia, estética, medicina, radiologia, nutrição, enfermagem, ciências biológicas, biomedicina, agronomia e medicina veterinária.

A iniciativa tem a promoção e realização da Prefeitura, Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) e Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), com as participações especiais da AAPC (Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente), Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado), Impacto Hair e ITC (Instituto de Tratamento de Cálculo), por meio do médico Enio Perrone. Os serviços serão prestados por profissionais e estudantes universitários orientados e acompanhados por professores.

Na manhã desta segunda-feira, foi realizada na Proext (Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária), no Campus 2 da Unoeste, mais uma reunião para planejar e organizar o Mutirão pela Vida, com a pauta sobre os seguintes assuntos: protocolo de biossegurança; infraestrutura e logística; materiais de consumo e equipamentos; transporte; e publicação do edital sobre o evento. Para o secretário municipal adjunto de Saúde, Marco Aurélio Lúcio, "o mutirão representa grande ganho para a população".

Distritos e bairros urbanos

A primeira edição será nos distritos e depois serão realizadas outras edições em bairros urbanos de maior densidade demográfica. Marco Aurélio diz que os serviços a serem prestados são de significativa importância para a população e cita como exemplo a aplicação de testes de glicemia (diabetes), orientação nutricional, exame de próstata e do câncer de mama, corte de cabelo e instruções para produtores agrícolas com relação a aumentar e diversificar as produções, agregar valores e promover a sustentabilidade.

O presidente da Acipp, Ricardo Anderson Ribeiro, lembra que a Unoeste e a entidade que preside têm a expertise em realização de evento do gênero, por conta dos mais de 10 anos com a Caravana da Saúde em vários municípios da região. Diz que o convite para ser parceiro do Mutirão pela Vida surgiu pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós e Extensão, Adilson Eduardo Guelfi, em nome da Unoeste e decorrente de entendimento entre o diretor geral Augusto César de Oliveira Lima e o prefeito Ed Thomas (PSB).

Conforme Ricardo, prevenção à saúde é medida de grande impacto socioeconômico, considerando os problemas vividos por portadores de doenças e seus familiares, e os valores dos tratamentos.

Por parte dos professores da Unoeste, haverá o controle para envolver o menor número de alunos possível, no sentido de evitar aglomeração no transporte e no local de realização do evento, onde protocolo de biossegurança será ditado pela Visa (Vigilância Sanitária Municipal).

Veja também