Fogo, fumaça e mal-estar 

EDITORIAL -

Data 20/08/2021
Horário 04:15

O que está acontecendo? Além de tantos problemas que todos estamos enfrentando, mais um chegou com tudo: as queimadas. Essa época do ano é conhecida por estas ocorrências e suas consequências. A umidade relativa do ar está variando entre 20% e chegando a picos de 12%. É muito seco. Muito!
Quarta-feira e ontem, focos de grande proporção de queimadas em Presidente Prudente e Presidente Venceslau assustaram os moradores da cidade. Uma névoa tomou conta das duas cidades e localidades próximas, deixaram as pessoas mal por conta de problemas respiratórios, muitos animais foram diretamente atingidos. A preocupação não é somente pelo cheiro forte que incomoda, mas pelos problemas respiratórios, ainda mais quando se tem crianças e idosos em casa.
Fazer uma queimada sem controle pode causar sérios prejuízos à fauna e à flora, reduzindo a cobertura vegetal, diminuindo a fertilidade do solo e comprometendo a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias. Geram destruição ambiental dos biomas e áreas que afetam, e elas também emitem gases poluentes e fumaça, que causam mal à saúde do ser humano, quando inalados imediatamente.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a exposição à fumaça e cinzas produzidas pelas queimadas pode causar: irritação nos olhos, nariz, garganta e pulmões; redução da função pulmonar, incluindo tosse e sibilo; inflamação pulmonar, bronquite, agravamento de asma e outras doenças pulmonares.
As queimadas, por conta do calor e tempo muito seco, basta uma faísca para começar a tragédia – de saúde e meio ambiente. Foi assustador o que aconteceu. Fotos e vídeos mostram o cenário por conta das altas chamas. A fumaça tomou conta e pessoas de diversas localidades sentiram o desconforto. E, prensar que há tantas pessoas doentes – com Covid-19 – e tendo que passar por tal situação.
É preciso cuidar do meio ambiente e tentar não deixar que isso aconteça. Isso, sem colocar em pauta queimadas propositais. É impossível imaginar que existe ser humano com tal capacidade. Mas, sim, infelizmente existe. Que venha logo a chuva para minimizar essas tragédias.
 

Publicidade

Veja também