Em um esforço contínuo para elevar a segurança dos agentes e a eficácia das abordagens nas ruas, 20 policiais da Força Tática e Rocam de Presidente Prudente participaram, no último sábadp, do curso intensivo “Ação Contra Reação em Situações de Combate”. O treinamento, realizado na Academia AKB Muay Thai, focou em táticas de defesa e neutralização adaptadas para a realidade do trabalho policial.
O curso foi conduzido pelos instrutores Diego Domingos de Almeida e Murillo Fabri Calmona, e o policial Cezar Naim Wehbe, especialistas que desenvolveram técnicas específicas para minimizar riscos em confrontos físicos. A instrução não se limitou à prática esportiva, mas sim, à adaptação do muay thai e de outras artes marciais para o cenário de "combate real", onde as variáveis de ambiente e estresse são críticas.
Um dos grandes diferenciais deste curso é a participação ativa no apoio operacional do policial civil Cezar Naim Wehbe, que atuou na ponte entre a estatística criminal e a prática técnica. Segundo Naim, o treinamento foi pautado no estudo de ocorrências reais.
"Trouxemos esses estudos e estatísticas para o tatame. Eu explicava a situação real de rua e os professores desenvolviam a técnica específica para minimizar os nossos riscos", afirmou o policial civil, destacando que a integração entre diferentes forças e o setor técnico é vital para a proteção dos "guerreiros" que defendem a sociedade.
Para os organizadores, a importância desse tipo de atualização é extrema para qualquer agente de segurança pública. O foco principal do cronograma de oito horas foi garantir que o policial tenha ferramentas mentais e físicas para reagir a agressões súbitas, priorizando sempre a preservação da vida e a integridade da equipe.
Devido ao sucesso e do feedback positivo dos policiais, os operadores do grupo GTTO (Operacionais) já planejam novas edições. O objetivo é evoluir o conteúdo técnico, tornando o treinamento um pilar constante na preparação da Força Tática regional.








