Formado em Comunicação Social pela Unoeste trabalha em casa para companhia internacional

SINOMAR CALMONA

Caio com o CEO da AirNav, André Brandão, e parte da equipe de desenvolvedores

COLUNA - Sinomar

Data 09/04/2023
Horário 05:15

Caio César Barros, 25 anos, formou-se em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda em 2021 pela Unoeste, e tem carreira vertiginosa em companhia internacional sediada na Flórida, mas com presença em 180 países. 
Devido a um projeto que desenvolveu na faculdade e a fluência no inglês, foi contratado pela AirNav RadarBox (parte da AirNav Systems), uma empresa global e pioneira no segmento de dados de voos, prestadora de serviços para  Google, Facebook, Embraer, Boeing, companhias aéreas como KLM,  Japan Airlines, TAP  Air Portugal e empresas de aviação como DHL e Discovery Channel, Northrop Grumman, Agência Espacial Alemã (DLR) e governos como dos Estados Unidos.
A maior parte do tempo ele trabalha em regime home-ofice, pela internet, desde sua casa em Presidente Venceslau, mas constantemente viaja pela companhia para os EUA e Europa (para reuniões de trabalho e projetos que exigem o trabalho presencial, em Tampa, na Flórida, Lisboa, Portugal). 
Em 2022 Caio também trabalhou no lançamento da ShipXplorer, uma empresa da indústria marítima dos Estados Unidos focada em dados de navegação. Cuidou do branding e marketing da criação dessa nova empresa também com foco no mercado global. “Foi uma experiência agregadora para mim puder trabalhar no desenvolvimento de branding e da empresa desde a concepção da marca ao lançamento oficial”. 

COMO TEM SIDO ESSA EXPERIÊNCIA?
A minha experiência tem sido maravilhosa, apesar que eu já havia prestado serviços para outras empresas no Reino Unido. E o que me levou a trabalhar na AirNav foi o inglês e também o domínio de outras línguas. 

QUAL SUA FUNÇÃO ATUAL?
Eu comecei na AirNav como analista de marketing, e adquirindo experiência na companhia ao longo desses anos, sou atualmente o responsável por toda parte de comunicação e marketing da empresa. Mas uma experiência muito boa e que me trouxe ainda mais uma visão mais global de comunicação e marketing, apesar da minha experiência internacional existente. 

A FLUÊNCIA NO INGLÊS FOI RELEVANTE?
No meu caso, o meu trabalho é totalmente em inglês. Para mim, não é problema, porque eu falo inglês, mas para quem não fala, tem muito problema de entrar no mercado internacional. Na área de publicidade e marketing, se você souber falar muito bem inglês, você pode ter um emprego em qualquer lugar do mundo pois é uma área global e com as mesmas bases. E eu sou poliglota e falo vários idiomas, o que me ajuda a se comunicar com a equipe em todo o mundo.  

O QUE MAIS AJUDOU?
Além da dominação de mais de um idioma, incluindo o inglês, e uma boa rede de contatos, você precisa se adaptar ao mercado e sempre buscar conhecimento em comunicação e marketing e acompanhar as tendências a nível global. O mercado na Europa e Estados Unidos é um pouco diferente do Brasil, principalmente nos Estados Unidos, pois além de diploma, o importante é experiência de mercado e eles estão buscando profissionais criativos e qualificados. E sempre estudar e buscar formação na sua área de conhecimento.

AS COMPANHIAS INTERNACIONAIS CONTINUAM INTERESSADAS EM BONS PROFISISONAIS BRASILEIROS DESSA ÁREA?
O marketing e marketing digital são tendências e que cada vez mais empresas internacionais buscam profissionais formados do Brasil e com domínio do inglês porque o marketer brasileiro tem um diferencial que é a criatividade, além do conhecimento prático e teórico da área. 

TEM ALGUM NOVO PROJETO?
Estou trabalhando atualmente num projeto com o Instituto Antártico Argentino e Australiano em projetos na Antártica para as operações aéreas de ambos os países que possuem bases no polo sul do planeta. E trabalho com influencers, inclusive o Aviões e Músicas, maior canal de aviação do Brasil e Sam Chui, maior canal de aviação do mundo, e jornalistas, e profissionais da aviação. E atualmente eu trabalho com pessoas de mais de dez países, incluindo Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, Alemanha, Índia, entre outros. 

VOCÊ INGRESSOU NA AIRNAV EM PLENA PANDEMIA, COMO FOI ISSO?
Sim, comecei a trabalhar na AirNav em plena pandemia, quando as empresas começaram a adotar o home office e a contratar pessoas em outros países devido a essa mudança que foi causada pela pandemia da Covid-19
A pandemia foi algo assustador para todos, mas também uma transformação no quesito de trabalho remoto e presencial, e também a contratação de profissionais em outros países e trabalho remoto. Apesar disso, a empresa onde eu trabalho sempre adotou o sistema home office para os nossos funcionários em outros países como a Índia. E isso sempre houve na Europa os chamados "nômades digitais" que trabalham remotamente se descolando entre outros países.

O QUE FEZ A DIFERENÇA PARA VOCÊ, NESSA REALIZAÇÃO PROFISSIONAL?
Durante meu período na Unoeste, aproveitei o máximo que podia para participar de projetos e me dedicar. Inclusive ganhei o prêmio do melhor aluno do 5º termo de Publicidade e Propaganda devido minhas notas. E sempre digo que com esforço tudo é possível. Tudo é possível, só depende de você. Mas humildade sempre, e saber tratar e conversar com as pessoas. Esse ponto é muito importante, pois quando você trabalha com pessoas de outros países e línguas, você terá que se adaptar e respeitar questões culturais e chegar a um meio comum.


CAIO CESAR DE BARROS, NA SEDE DA AIRNAV SYSTEMS

CUIDADO COM A DENGUE
Remova galhos, folhas e tudo que possa impedir a passagem da água pelas calhas.

SUPER MÁRIO
Em alusão ao Dia da Conscientização Mundial do Transtorno do Espectro Autista, haverá uma sessão gratuita de cinema, exclusiva para autistas, neste domingo, às 11h, na sala de cinema do Moviecom do Prudenshopping, com exibição de “Super Mário Bros: O Filme”. A ação faz parte do projeto Cinema Integração, MoviecomTodos: Sessão Azul, com uma edição gratuita voltada aos autistas. O projeto é realizado pelo Prudenshopping, em parceria com a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social).

CINEMA INTEGRAÇÃO
De acordo com a diretora de marketing do Prudenshopping, Bel Claro, o projeto Cinema Integração está na segunda edição e consiste na exibição de uma sessão com todas as adequações para pessoas com TEA (Transtorno Espectro Autista), que respeita todo padrão do autista, com o volume mais baixo, não exibição de trailers, luzes parcialmente acessas, dentre outros. Quem tem TEA não paga ingresso e tem direito a um acompanhante que pagará meia-entrada. A reserva deverá ser feita direto na bilheteria. O início das vendas será informado na rede social do Prudenshopping.

Publicidade

Veja também