Formatura no Mobral é sempre empolgante em Presidente Prudente

O Imparcial há 50 anos

COLUNA - O Imparcial há 50 anos

Data 12/11/2023
Horário 09:00
Professoras Nana Monteiro e Maria Aparecida Delfino
Professoras Nana Monteiro e Maria Aparecida Delfino

(Síntese) Retirar um adulto do analfabetismo, fazê-lo ler e escrever corretamente, dominar novos conhecimentos e até improvisar um discurso, constitui uma das festas mais empolgantes que se repete em Presidente Prudente com frequência. Na última segunda-feira, pudemos testemunhar esse conhecimento e verificar como há sede de saber, vontade de instruir-se, a decisão inacabável de abandonar a ignorância, a poeira do tempo. Presenciamos a festa de formatura do posto 4, que teve uma promoção de 100% numa classe cuja monitora era a professora Maria A. Delfino e o representante da classe, o aluno João Zandonato. (...)

Palácio da Justiça será inaugurado em 74
(Síntese) Em princípios de 1974 será entregue ao público o novo Palácio da Justiça de Presidente Prudente, cujas obras foram reiniciadas em agosto último após um período de paralisação de aproximadamente um ano. A concorrência para a conclusão das obras foi vencida pelo Cocin, que vem empregando todos os esforços no sentido de entregar o novo edifício em tempo para alcançar os próximos trabalhos forenses. A obra já está transformando o aspecto da Avenida Coronel Marcondes. (...)

Fotos/Arquivo

Após um ano, obras foram reiniciadas em agosto último

Epitácio e São Paulo pelos rios Paraná e Tietê
(Síntese) Para os madeireiros de Presidente Epitácio, a ampliação da navegação nos rios Tietê e Paraná viria a solucionar um dos seus maiores problemas do momento, o transporte da madeira para a grande São Paulo e outras regiões do país, atualmente com muitas falhas através da Fepasa e caminhões com elevados fretes que motivam o aumento constante do preço do produto. A construção de duas represas solucionaria o problema e os transportadores poderiam atingir o cais do Porto Epitácio e dali seguindo até Laranjal Paulista. Naquele ponto, a mercadoria seria descarregada e transferida para caminhões que, tomando a Rodovia Castelo Branco, percorreriam apenas uma distância de 100 quilômetros para atingir a grande São Paulo. (...)


Novo sistema de transporte evitará a ociosidade dos comboios nos portos

Desocupados exploram boa fé pública
(Síntese) As sindicâncias realizadas pelo SOS (Serviço de Obras Sociais) estão possibilitando a identificação de muitos mendigos profissionais, chefes de família com condições de trabalhar honestamente, circulam pelas ruas apoiados em muletas, trajando velhas roupas ou fingindo-se desequilibrados mentais para chamar a atenção da caridade pública. Os espetáculos verificados são até pitorescos e mesmo casos de intervenção policial. Rapazes e moças com emprego fixo, trajando roupas caras e frequentando bons restaurantes desviam dos pais nas ruas temendo que alguém venha a saber do parentesco. (...)


Visitas possibilitam identificar se pedintes são necessitados ou profissionais

SOCIAIS

Nova peça de Thimochenco na cidade. O prudentino Thimochenco Whebi está brilhando como autor, como dramaturgo, já tendo diversas peças de sua autoria em grande cartaz, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro. Ontem, Timó, como é mais conhecido entre os prudentinos, recebeu o título de Cidadão Benemérito da Câmara Municipal de Presidente Prudente, em sessão solene da edilidade prudentina. (...)

ESPORTES


Da esq. para a dir.: Maria Ruth, Eliane, Sueli, Jurema, Claudia e Marina

Nosso voleibol feminino está em franca evolução
(Síntese) Comparando-se a tradição das cidades participantes dos Jogos Abertos do Interior e a posição alcançada pela nossa equipe de voleibol feminino, chegamos à agradável conclusão de que aquela modalidade esportiva está em franca ascensão em Presidente Prudente. O 6º lugar nos é muito honroso, porque se classificaram dentre os cinco primeiros lugares equipes de gabarito, como Campinas, Santo André, São Bernardo do Campo, Itapeva e Lençóis Paulista, cujos estágios técnicos são o que de melhor podemos encontrar na modalidade paulista atualmente. (...)

Cinema
Cine Presidente, O PALHAÇO DO BATALHÃO, com Jerry Lewis
Cine Fênix, O TERRIVEL MISTER T, com Robert Hoks
Cine João Gomes, OS NOVOS CENTURIÕES, com George C. Scott
 

Publicidade

Veja também