Formaturas movimentam diversos setores do mercado nesta época em PP

Porém, as opções são inúmeras, tanto em vestidos quanto em ternos. Conforme a proprietária da Regina Célia Rigor, Regina Célia Freitas Leonel, a procura está cerca de 60% maior em relação às outras épocas.

VARIEDADES - Stephanie Fonseca

Data 16/11/2013
Horário 07:10
Fim de ano é sinônimo de muita movimentação no mercado de Presidente Prudente e um dos fatores que auxilia neste aumento é a procura de serviços para as formaturas de cursos superiores na cidade. Aquecimento que cresce até 70% em relação a outras épocas do ano em demandas de diversos setores, como trajes, chácaras e hotéis.

Jornal O Imparcial
Marcio Oliveira
421
No aluguel de trajes para festas, mulheres lideram a procura por vestidos para a ocasião

Nesta época de formaturas, "familiares vêm para as festividades e como muitos universitários são de outras cidades, a procura em hotéis é grande e já estão praticamente todos lotados", afirma o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores), Rubens Afonso. Confirma ainda que, além da hotelaria, o setor gastronômico também se aquece, seja pelas formaturas ou clima de fim de ano. "O pessoal aproveita para sair, ir a bares, restaurantes e conhecer o município".

Nos trajes, as mulheres lideram a procura por vestidos para a ocasião. De acordo com o gerente de vendas da Lance e Rigor, Bruno Kato Pauluzi, só em outubro o crescimento nos aluguéis chegou a 50%. "As mulheres vêm mais atrás, porém, o maior número de aluguéis são dos homens", afirma Pauluzi. "O número de procura masculina acaba sendo menor, pois o pessoal está optando muito pela compra também", completa o gerente.

Porém, as opções são inúmeras, tanto em vestidos quanto em ternos. Conforme a proprietária da Regina Célia Rigor, Regina Célia Freitas Leonel, a procura está cerca de 60% maior em relação às outras épocas. "O que as mulheres mais buscam são vestidos com bastante pedraria, além de rendas e o ilusion, que está sendo muito usado atualmente", ressalta.

Já na Roberta Campos Altelier, a proprietária Roberta Campos conta que durante o ano, a procura varia de 30% a 40%, para ocasiões como casamentos. "Em fim de ano, com as formaturas, os aluguéis crescem até 70%, principalmente nos trajes femininos", conta Campos. Nos estabelecimentos consultados, os valores variam de acordo com o modelo, tecido, marca ou estilista e pedrarias. "Outro aspecto que contamos é a importação, que colocamos os valores de acordo com a tarifação de dólares e taxas", acrescenta Leonel.

Toda festa precisa de um local, e para tanto, outro setor é o aluguel de chácaras. "A busca é grande e quem lidera são os formandos de Medicina, que chegam a 100% das nossas procuras", conta a corretora de imóveis da Multi Plus, Célia de Oliveira Santos. Explica ainda que outros cursos, como Administração, por exemplo, a procura gira em torno de 30%. Santos dá ainda uma dica para os interessados em aluguel de chácara: quanto mais cedo a reserva for feita é melhor. "Um exemplo são os estudantes de Medicina que garantem o local com cerca de um ano de antecedência", exemplifica a corretora.

 

Fomento

Com tanto aquecimento por conta das demandas festivas na cidade, a Casa de Fomento ao Turismo e o Sinhores, em parceria com a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente (Fatec) e Secretaria de Turismo se reuniram no fim de outubro, para definir focos para pesquisas com o intuito de melhorar a qualidade de serviços como atendimento, eventos e hospedaria em Presidente Prudente.

"Todos os setores crescem nesta época e para um melhor atendimento aos turistas, nós vamos realizar pesquisas para explorar a amplitude dos eventos, não só de Prudente, mas também da região", explica o presidente do Sinhores. Acrescenta ainda que fatores como, periodicidade, serviços explorados, público e características dos eventos serão analisados para que "sejam atendidas as necessidades da cidade com qualidade e informações completas em locais estratégicos aos visitantes", conclui Afonso.
Publicidade

Veja também