Fórum celebra centenário com solenidade especial

Na ocasião foi feita a publicação de uma revista, a galeria com retratos dos juízes que já passaram pela Comarca, e o descerramento do retrato do desembargador Luiz Elias Tâmbara, primeiro juiz

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 31/03/2023
Horário 18:36
Foto: Claudia Miyuki Koga Sugui
Família Tâmbara no descerramento do retrato do desembargador Luiz Elias Tâmbara, que será afixado no átrio do prédio
Família Tâmbara no descerramento do retrato do desembargador Luiz Elias Tâmbara, que será afixado no átrio do prédio

Abrilhantada com uma apresentação musical da Triunphal Orquestra e Corall sob a regência do maestro Cilas Albano, ocorreu nesta manhã de sexta-feira, no Fórum de Presidente Prudente, uma solenidade especial em homenagem aos 100 anos de atividades no município. De acordo com a chefe de Seção Judiciário da Diretoria de Serviço de Administração Geral - Seção de Pessoal e Corregedoria Permanente - TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), Juliana Arthuzo de Campos Chiara, servidora há 24 anos do órgão, há meses vinham trabalhando no projeto da Comemoração do Centenário da Comarca. 
Ela destaca que é importante essa celebração para valorizar a história da Justiça e da Comarca, que tem o papel enquanto estrutura do Judiciário brasileiro de amparar o direito lesado do cidadão. 
A chefe de Seção salienta que, em 2023, encerra-se um ciclo de 100 anos de história, que merece registro, em homenagem a todos que, de alguma forma, contribuíram para a consolidação de uma das mais importantes Comarcas do Estado de São Paulo: juízes, promotores de Justiça, servidores, advogados, peritos, procuradores e defensores públicos. 
E entre as ações realizadas esteve a publicação de uma revista do centenário; a galeria com retratos dos juízes que já passaram pela Comarca neste centenário (1923-2023); além do descerramento do retrato do desembargador Luiz Elias Tâmbara, que será afixado no átrio do prédio do Fórum.

Primeiro juiz

“O Dr. Tâmbara foi o 1º juiz da hoje 3ª Vara Cível do município, entre 69 e 74, e fez notável carreira na magistratura paulista, destacando-se como um dos mais ilustres presidentes do Tribunal de Justiça de São Paulo; responsável pela elevação, em 2005, de comarcas do interior do Estado para a categoria de entrância final, inclusive Prudente, permitindo o acesso de juízes dessas comarcas para o TJ, o que até então era restrito aos juízes da capital”, menciona Juliana. 
Tâmbara nasceu em 1940 em Bauru (SP), se formou pela Faculdade de Direito de Bauru, na turma de 65. Ingressou na magistratura como juiz substituto na 28ª Circunscrição Judiciária, com sede em Ribeirão Preto, em 66. Ao longo da carreira trabalhou nas comarcas de Nhandeara, Guaíra, Prudente e São Paulo. 
Em 79, ele foi promovido ao 2º Tribunal de Alçada Civil, e, em 83, chegou ao cargo de desembargador do TJ-SP. No biênio 2000-2001, ele exerceu a 4ª vice-presidência e, em 2002-2003 foi eleito corregedor-geral da Justiça. Em 2004-2005, presidiu o tribunal e, de 2006 a 2010, atuou como decano. Aposentou-se em julho de 2010. Em 31 de maio de 2004 recebeu o título de Cidadão Prudentino. 
O desembargador faleceu aos 24 de novembro de 2021, aos 81 anos. 

Pós-Covid

Conforme Juliana, atualmente estão lotados na Comarca 322 servidores. E, após a pandemia da Covid-19, diariamente transitam pelo Fórum aproximadamente 200 pessoas.  “Este número antes da pandemia girava em torno de 1 mil por dia. Essa diminuição se deve à implantação do processo digital e da realização de audiências virtuais”, explica a servidora. 
Diversas autoridades, advogados, promotores, juízes, entre outros profissionais da área, bem como de outros setores, participaram da cerimônia, dentre elas, o prefeito Ed Thomas (sem partido), Wesley Cardoso Cotini, presidente da 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), juiz de Direito diretor do Fórum da Comarca, José Wagner Parrão Molina, o desembargador Spencer Almeida Ferreira, coordenador da 27ª Circunscrição Judiciária, o juiz de Direito da 5ª RAJ (Região Administrativa Judiciária) Paulo Gimenes Alonso, entre outros.

Fotos/edição: Claudia Miyuki Koga Sugui  / Cristina Kazumi Teranishi

Evento foi abrilhantado com a Orquestra Triunfal sob regência do maestro Cilas Albano

Diretor do Fórum, José Wagner Parrão Molina, desembargador Spencer Almeida e o juiz Paulo Gimenes

Solenidade ocorreu na manhã desta sexta e contou com a presença de advogados, promotores, juízes, entre outros profissionais da área 

 

Inauguração da galeria com rfotos dos juízes que já passaram pela Comarca neste centenário (1923-2023) foi uma das ações comemorativas 

 

Wesley Cardoso Cotini, presidente da 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) esteve na cerimônia centenária

Na foto, alguns servidores representando os 322  que atualmente estão lotados na Comarca 

Publicidade

Veja também