Fórum de Desenvolvimento Sustentável reúne mais de 300 pessoas no Matarazzo

SINOMAR CALMONA

Renato Michelis (UEPP) e Luiz Gustavo Scartezini (Cocal)

COLUNA - Sinomar

Data 26/08/2023
Horário 05:15

Em busca de fomentar discussões produtivas, promover conscientização sobre o potencial do biometano e inspirar ações concretas em direção a um futuro mais sustentável, aconteceu na última quinta-feira, no Centro Cultural Matarazzo, o 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável do oeste paulista: Biometano e novas oportunidades, onde reuniu mais de 300 autoridades, profissionais, universitários e sociedade civil de municípios do Pontal do Paranapanema e dos Estados de São Paulo e Paraná. O evento foi uma iniciativa conjunta da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), Cocal e Senai de Presidente Prudente, com apoio do governo municipal, deputado Mauro Bragato e entidades prudentinas.
 
Dividido em seis painéis, onde foram discutidos métodos de produção do combustível a partir de diferentes fontes de matéria orgânica; tecnologias e inovações; oportunidades de mercado; aspectos econômicos e regulatórios; desafios e soluções, o objetivo é que a partir da realização deste Fórum, inicie-se uma evolução no desenvolvimento econômico e social da região, com a inovação e ampliação de novas potencialidades produtivas. 
 
Após o encerramento do Fórum, aconteceu o Desenvolve Pontal, promovido pela Desenvolve SP, uma agência de fomento do governo do Estado de São Paulo. O evento, em parceria com a Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), apresentou linhas de crédito para negócios e agroindústria. Conforme o superintendente de negócios, Lucas Iacona, são dois públicos alvos, sendo microempresas e municípios.  
 

Ed Thomas falou sobre o desenvolvimento econômico do município


Tiago de Oliveira, presidente da Câmara Municipal, ressaltou a importância do apoio dos governos para alavancar iniciativas em prol da sociedade


Deputado Mauro Bragato apoiou a ideia do Fórum e parabenizou o trabalho prestado pela Cocal


André Gustavo Silva, diretor executivo da Cocal


O diretor executivo da Fundação Itesp, Guilherme Piai, representou o governador Tarcísio de Freitas no evento


Gabriel Kropsch, fundador da Abiogás (Associação Brasileira do Biogás)


Ricardo Michelin, diretor técnico comercial da Gás Brasiliano Distribuidora, que agora alterou o nome para Necta


Gustavo Bonini, diretor Scania América Latina, e Thiago Brito, diretor da MWM motores e geradores


Hyran, mediador da Cocal, e André Bermudo, diretor de vendas e desenvolvimento de negócios da Convergás


Gustavo Bonini, diretor Scania América Latina


Thiago Brito, diretor da MWM motores e geradores

Publicidade

Veja também