 
                    O oeste paulista é uma região muito rica e com várias possibilidades de exploração do turismo, conforme o ex-prefeito de Brotas – a capital nacional do turismo de aventura –, Du Barreto, ao fazer a primeira palestra do 2º Fórum de Desenvolvimento Econômico.
O evento realizado em Presidente Prudente nesta quinta-feira, de manhã e à tarde no espaço Sollarium, no campus 2 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), foi uma iniciativa da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região).
Com o tema “Turismo integrado”, foram mobilizados gestores municipais, empresários, interessados neste segmento e representantes do secretário estadual do Turismo, Roberto Lucena e do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB).
Na abertura, falaram o presidente da UEPP, Marcos Nomura; o prefeito da Estância Turística de Presidente Epitácio, André Lima (Republicanos); Valdemir Santos, representando o secretário Roberto Lucena; e Felipe Cruz Messias, representando o deputado.
Falaram ainda o presidente da Câmara de Prudente, William Leite (PP); o secretário municipal de Turismo, Wesley Cotini; e o pró-reitor de Pesquisa, e Pós-graduação e Extensão da Unoeste, Adilson Eduardo Guelfi. O pró-reitor enalteceu a sociedade civil organizada e centrada no trabalho voluntário para promover evento de tamanha magnitude, voltado ao desenvolvimento regional do turismo sustentável e sólido.
A primeira palestra ditou o ritmo do evento, com o ex-prefeito Du Barreto expondo o município de Brotas como case de sucesso em turismo. Ele contou como foi o pontapé inicial em 1993, como as dificuldades foram superadas e o caminho percorrido.
Em síntese, o fomento da exploração turística requer o diagnóstico dos potenciais, as ações já existentes, a análise técnica sobre como explorar esse segmento e estabelecer um calendário local e regional.
A programação de palestras prosseguiu com Luciana Derze, consultora da InvestSP, que é vinculado à Secretaria de Turismo do Estado. Ela falou sobre a importância do monitoramento de indicadores da sustentabilidade do turismo.
“O mapa da viagem do amanhã: navegando pelas quatro forças que estão redefinindo o turismo global” foi a abordagem de Bernardo Ignarra, gestor de turismo em competitividade de mercado.
O chef Ulisses Dias de Souza, professor do curso de Gastronomia da Unoeste, discorreu sobre o tema “Os sabores e saberes: Gastronomia Unoeste e a valorização da identidade regional”.
A empresária, treinadora e palestrante Karina Taconi falou sobre “Encante, conquiste e fidelize: A ciência do neuromarketing aplicada ao turismo”. A equipe de Governança do Oeste Paulista falou sobre “Descubra as riquezas do oeste paulista”.
“Turismo religioso no oeste paulista: colaboração no desenvolvimento regional” é o tema que foi exposto pelos padres Everton da Silva e Umberto Souza, do Santuário Diocesano de Santo Expedito, ponto de referência do turismo religioso regional.
“Promovendo sinergia dos agentes da hospitalidade da região de Presidente Prudente” foi o tema apresentado pelo professor da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), Yuri Reis, especialista em gestão da hospitalidade, turismo e eventos.
Pelo campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Rosana, Rosângela Custódio Cortez Thomaz contribuiu com o tema “O turismo rural como possibilidade de desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade”.
As duas últimas palestras foram “Turismo no oeste paulista? Truco! Seeeiissss”, por Luiz Fernando Neves, criador do Turismo Fora da Caixa, e “De acampamento ao destino mais buscado do Brasil: o case de sucesso do Terra Parque”, por Júlio de Moraes, fundador e diretor do Terra Parque Eco Resort.

Foto: Homéro Ferreira - Terra Parque foi apresentado como case de sucesso
