Fórum Nacional do Meio Ambiente começa hoje

PRUDENTE - Bruno Saia

Data 19/05/2016
Horário 09:58
Os cerca de 350 inscritos para o 3º Fórum Nacional do Meio Ambiente começam hoje a acompanhar uma série de palestras e discussões que serão realizadas na FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), campus de Presidente Prudente, todas com foco no meio ambiente. "O evento busca permitir que a sociedade tenha oportunidade de ouvir os principais nomes da área", explica Rafael Mortari Lotfi, que é membro do IBCamb (Instituto Brasileiro de Ciências do Ambiente), um dos realizadores do evento, junto com a Apoena (Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar). Essa é a 3ª edição nacional do fórum (e a 9ª edição regional), que é uma iniciativa da APMP (Associação Paulista do Ministério Público).

As inscrições para as atividades, que serão concluídas amanhã à noite, já foram encerradas, e, segundo Lotfi, seus objetivos serão atingidos. "Mudar a paisagem da região e também a consciência das pessoas da região é, lembrando uma frase de Marcos Akira , o principal papel do fórum", ressalta o representante do IBCamb.

As atividades de hoje estão marcadas para começar às 19h, com uma apresentação do prefeito de Prudente, Milton Carlos de Mello, Tupã, (PTB), seguida de falas do presidente da APMP, Felipe Locke Cavalcanti, do diretor-executivo da Fundação Florestal, Paulo Santos de Almeida, e do presidente da Comissão Organizadora do Fórum de Direito Ambiental, Nelson Roberto Bugalho. Na mesma noite estão previstas mais duas mesas redondas e um debate, antes do encerramento, às 22h.

 

Mudanças concretas


"Tenho convicção que, pelo menos indiretamente, o evento colaborou com uma série de mudanças regionais, desde a primeira edição de 2008", ressalta Lotfi. "Empresas mais sustentáveis, produtores rurais preocupados com as questões ambientais e uma população reivindicando das autoridades uma destinação adequada para o lixo são alguns dos pontos que valem ser destacados", completa o especialista na área, que irá presidir a mesa em um painel marcado para às 9h45 de amanhã.

"O fórum colocou Prudente no calendário oficial do Estado de São Paulo e a cidade hoje faz parte do circuito dos melhores municípios para se discutir temas relacionados ao meio ambiente", ressalta Lotfi.

 

 
Publicidade

Veja também