Fórum vai discutir investimentos para região com foco no gás biometano

Lideranças se reuniram nesta quinta para planejar iniciativa, que evidenciará potencial do oeste paulista para instalação de novas agroindústrias

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 27/04/2023
Horário 15:49
Foto: UEPP
Lideranças planejam fórum que discutirá biometano e novas oportunidades no oeste paulista
Lideranças planejam fórum que discutirá biometano e novas oportunidades no oeste paulista

Um grupo de trabalho formado por lideranças da região de Presidente Prudente reuniu-se, na manhã dessa quinta-feira, na Câmara Municipal, para o planejamento do 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Oeste Paulista, com o tema "Biometano e novas oportunidades", que acontecerá em 24 de agosto, das 8h às 13h, no Centro Cultural Matarazzo.

Fazem parte do grupo a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), Usina Cocal, Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) Rio-Paraná, Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), BPW-PP (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Presidente Prudente), governo municipal e Escola do Legislativo da Câmara Municipal. O evento também contará com apoio do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) e Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente).

Conforme o presidente da UEPP, Renato Michelis, a ideia do fórum é a busca de investimentos para a região com foco no gás biometano. "Em conjunto com as entidades e o poder público, nosso intuito é mostrar para empresários e investidores do Estado de São Paulo todo o potencial do oeste paulista para o agronegócio e a instalação de novas agroindústrias", salienta.

Sobre a organização, Renato destaca que o grupo está definindo os detalhes do evento e a ideia é que, a partir de junho, seja iniciada a divulgação em massa. "O objetivo é oferecer ciclos de palestras esclarecedoras sobre o biometano, com palestrantes trazidos pela Usina Cocal e Senai", esclarece. 

Em parceria com a GasBrasiliano, a Usina Cocal iniciou recentemente a operação do primeiro gasoduto exclusivo para o transporte de biometano do Brasil. O empreendimento conta com aproximadamente 65 km de rede de distribuição, que liga a Usina Cocal, em Narandiba, ao mercado consumidor industrial, em Presidente Prudente.

O biometano é um combustível derivado do biogás. Considerado um gás verde, representa mais uma contribuição, além do etanol, em prol do meio ambiente.

Publicidade

Veja também