Fotógrafo prudentino registra sertão nordestino

Carlos Castilho diz que encontrou muita alegria, intensidade e aconchego por onde passou

TURISMO - SINOMAR CALMONA

Data 15/12/2019
Horário 07:01
Carlos Castilho: O pifeiro caboclo: música na rua
Carlos Castilho: O pifeiro caboclo: música na rua

Uma verdadeira imersão na cultura sertaneja do Brasil contemporâneo. Assim, o fotógrafo Carlos Castilho definiu sua participação na expedição organizada pelo jornalista Adriano Kirihara, pelo interior de Pernambuco, Bahia e Ceará, durante o mês de novembro.

“Fui para o sertão pensando em preto e branco. É triste. Impactante como a seca, como a falta de recursos. Mas, encontrei alegria por onde passei, intensidade, aconchego, um povo de simpatia absoluta, e optei pelo colorido. Essas imagens trazem um pouco do que vi e não vou esquecer. Que venha em mim novamente o sertão, porque sou só saudades”, relatou Castilho.

“Através de um fio condutor inspirado em Padre Cícero, percorreremos uma região de escassez hídrica e econômica, porém de abundante e pulsante cultura, onde os músicos, vaqueiros, pastores de cabras, poetas cordelistas, contadores de histórias e saberes populares, permearão nossa travessia pelo sertão baiano.

Além de toda esta riqueza humana, outro destaque desta viagem se dá pelo encanto e exuberância de um dos pássaros mais ameaçados de extinção em nosso país: a Arara-Azul-de-Lear, endêmica na região do Raso da Catarina. “Ela não existe em outro lugar do mundo.  Em busca da espécie, entramos nessa região que outrora foi um dos refúgios do cangaceiro Lampião e seu bando, hoje lar da caatinga mais preservada do planeta, além da bela ave”, pontuou Castilho.

 

Legendas

 

foto 1 - pifeiro cabloco.JPG Fotos: Carlos Castilho

 

foto 5 - vaqueiros em ação.jpg

Vaqueiros nordestinos, na lida com seus trajes de couro

 

foto 11 - arara azul de lear.jpg

A arara azul de Lear: espécie ameaçada de extinção que vive exclusivamente na caatinga

 

foto 6 - reisado Araripe.jgp

Reisado Araripe: cultura tradicional popular do nordeste

 

foto 10 – pifeiros.jpg

Banda de Pífanos: Patrimônio Imaterial Cultural Brasileiro

 

Carlos Castilho.jpg

O fotógrafo Carlos Castilho expôs o trabalho no corredor do Fórum de PP

 

 

 

 

Publicidade

Veja também