Fotógrafo retrata potencial de rios da região em livro

Obra de Moisés Eustáquio Oliveira, intitulada "Rios do Oeste", será lançada nesta sexta-feira, com live `às 18h, em Andradina

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 15/07/2021
Horário 08:45
Foto: Cedida
Moisés fará lançamento com drive-thru, amanhã
Moisés fará lançamento com drive-thru, amanhã

O repórter fotográfico, Moisés Eustáquio Oliveira, 59 anos, lança nesta sexta-feira, no Centro Cultural Pioneiros de Andradina, com live às 18h, o livro “Rios do Oeste”, pela Editora Serifa de Rio Preto (SP). A obra aborda o potencial dos rios Paraná, Tietê, São José dos Dourados, Aguapeí e Rio do Peixe, que envolvem 40 municípios do interior paulista. Seis deles fazem parte da 10ª RA (Região Administrativa): Lucélia, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Paulicéia, Sagres e Salmourão.
O lançamento será seguido de drive-thru solidário na área externa para a comercialização do livro. Segundo o autor, parte da renda será destinada à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), de Andradina.
“A ideia de trabalhá-lo surgiu quando eu estava num mirante no balneário de Três Lagoas, registrando um torneio de pesca e mentalizei que a nossa rica geografia poderia ser agregada num livro. E aqui está com belas imagens da nossa geografia, texto em português e inglês e fotos de autoria própria, quase todas registradas recentemente em incursões mais acentuadas nos fins de semana” expõe o autor.
Moisés explica queo processo de pesquisa vem de alguns anos porque, além de repórter fotográfico há 30 anos, “sou fotógrafo de natureza, percorro vários municípios da região, faço exposições e uso minhas redes sociais para propagar o que há de belo nessa região”, exalta.

Bem mais precioso

Moisés comenta que a água é o bem mais precioso, um produto que no passado gerou muitos conflitos. “No presente não é valorizada como deveria pela maioria das populações, e no futuro pode até faltar e ser motivo de disputa. E os rios precisam de todo cuidado para se manterem limpos, despoluídos, porque oferecem uma gama de benefícios para todos”, exalta o fotógrafo.

SERVIÇO
O livro pode ser adquirido durante o drive-thru de lançamento nesta sexta-feira, a partir das 18h30, no Centro Cultural Pioneiros de Andradina, no valor de R$ 100. Quem não puder comparecer ao local poderá também comprá-lo pelo e-mail jornal.impacto@terra.com.br ou pelo WhatsApp (18) 996452121 e 99805-1043.

Fotos: Moisés Eustáquio Oliveira

Encontro dos rios Aguapeí (Feio) e Paraná (azulado)


Pessoas pescando no Rio Tietê em Itapura


Quedas d’água Salto Botelho, em Lucélia


Cachoeira ou queda d’água, em Quatá


Cachoeira da Confusão, em Sagres

Publicidade

Veja também