Frente fria chega a Prudente a partir de hoje

Meteorologista Vagner Camarini explica que provavelmente esta será a ultima forte massa de ar polar que atinge a região ao longo do inverno

REGIÃO - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 02/08/2019
Horário 06:13

Acostumados com um calor intenso, os moradores de Presidente Prudente e região se dividem entre os que sentem alívio no inverno e os que possuem grandes incômodos. Boa para uns, ruim para outros, mais uma frente fria chegará à região neste fim de semana. De acordo com o site Climatempo, a frente fria que virá é bem parecida com a do começo de julho e está associada à uma forte e intensa massa de ar de origem polar, que promete derrubar a temperatura nos municípios da região.

Consultamos o meteorologista Vagner Camarini Alves, que informou que o dia mais frio será o sábado, registrando mínima próxima de 8ºC. Para quem vai sair de casa, uma boa dica é levar o casaco. “Nesta sexta o dia começa quente, mas a partir da tarde, com a chegada da frente fria, as temperaturas começam a cair”, previne o meteorologista. Em contrapartida, os guarda-chuvas não serão tão utilizados durante o final de semana. O profissional explica que não há previsão de chuvas significativas. Haverá um aumento de nebulosidade, principalmente no sábado, e possibilidade de pancadas rápidas e de pouca intensidade em pontos isolados. No domingo o tempo volta a firmar.

Mas frio não deve durar. Deverá atuar apenas no final de semana. A partir de domingo as temperaturas terão um aumento gradual e o sol volta a predominar durante a semana. O meteorologista deixa algumas orientações aos moradores da região para que atravessem bem as baixas temperaturas. “Ingerir muito líquido, evitar exercícios físicos nos período da tarde, onde a umidade do ar é menor. Devido à seca, tomar cuidado para evitar queimadas”, completa Vagner.

Umidade

O meteorologista enfatiza ainda que até o momento o inverno está sendo típico para a região. Tendo em vista que é marcado pela baixa umidade relativa do ar e pela baixa precipitação. Historicamente, os meses de julho e agosto são os mais secos. O acumulado de chuva neste inverno está em 45 mm, a temperatura mais baixa registrada foi de 4ºC e a máxima chegou a 31ºC. A umidade relativa mínima foi de 25%. Ontem, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a umidade do ar ficou abaixo de 20%, considerado estado de alerta.

Agora a boa notícia a quem prefere o calor. Esta é, provavelmente, a última forte frente fria que atingirá a região até o fim do inverno. Evidentemente outras virão, mas em menor intensidade. Já aqueles que preferem o frio, aproveite, porque tão intenso como neste fim de semana, só no ano que vem.

Temperaturas para Prudente

Data

Mínima

Máxima

Hoje

14°C

28°C

Amanhã

12°C

19°C

Domingo

8°C

21°C

Fonte: Climatempo

Publicidade

Veja também