Frigorífico de Presidente Prudente é alvo de operação da Polícia Federal

Auditora fiscal do Mapa teria recebido valores e vantagens para facilitar a comercialização de carnes em desacordo com as normas do setor

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 31/05/2021
Horário 09:05
Foto: Reprodução
A investigação prosseguirá, para averiguação de possíveis outros envolvidos
A investigação prosseguirá, para averiguação de possíveis outros envolvidos

Um frigorífico de Presidente Prudente e uma auditora fiscal foram alvos da Operação Inopino, deflagrada hoje pela Polícia Federal. Logo nas primeiras horas da manhã, os agentes cumpriram sete mandados de buscas em endereços dos investigados, referentes a crimes sanitários, de corrupção, estelionato e falsidade documental.

As diligências envolveram 50 policiais federais, que estiveram na sede da empresa e também em apartamentos e endereços residenciais em Presidente Prudente, Presidente Epitácio e Rancharia.

De acordo com as provas obtidas pela Polícia Federal, desde 2018, suspeita-se que uma auditora fiscal federal do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) teria recebido valores e vantagens para facilitar a comercialização de carnes em desacordo com as normas do setor.

“A pessoa, uma vez corrompida, faz vistas grossas para esse tipo de análise [eventuais doenças encontradas nas carcaças da carne, por exemplo] e muita coisa que não deveria passar, acaba passando e vai para o mercado consumidor”, explica o delegado Leopoldo Andrade de Souza.

Ainda conforme a autoridade, há “fortes indícios” de que os envolvidos trocaram embalagens de forma a adulterar datas de vencimento, e modificaram romaneios e relatórios de pesagem.

Nos endereços foram apreendidos celulares, computadores e documentos que serão periciados. Os crimes objetos de investigação são a suposta prática de corrupção ativa, corrupção passiva, prevaricação, falsidade documental, crime sanitário, estelionato e organização criminosa.

“O crime de corrupção é de difícil apuração, então, nós tivemos que trabalhar muito para conseguir chegar ao dia de hoje [ontem]”, salienta Leopoldo. 

Alguns detalhes sobre a investigação não foram divulgados, pois ela está sob sigilo absoluto judicial. Porém, conforme a Polícia Federal, a auditora fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento investigada, foi afastada de suas funções, por determinação judicial.

O próximo passo da investigação é ouvir os suspeitos, para averiguação de possíveis outros envolvidos.


Roberto Kawasaki - Investigação começou em 2018, pela Delegacia de Presidente Prudente

Publicidade

Veja também