FUNDAÇÃO DE TEODORO

REGIÃO - BILI INFANTE

Data 07/01/2020
Horário 03:18

No derradeiro rincão paulista, onde as águas avermelhadas do Paranapanema correm paralelas ao azulíssimo Rio Paraná, há exatos 68 anos era fundado o povoado de Theodoro Sampaio, assim batizado em homenagem ao célebre engenheiro baiano. De 7 de janeiro de 1952 para cá, muitas transformações: Theodoro perdeu o agá, mas ganhou moradores e rapidamente se tornou distrito de Marabá Paulista. Anos mais tarde, a emancipação político-administrativa fez de Teodoro Sampaio o maior município do Estado de São Paulo em extensão territorial, quadro que só se alterou com o desmembramento dos então distritos de Rosana e Euclides da Cunha Paulista.

EMANCIPAÇÃO DE EUCLIDES

A emancipação político-administrativa de Euclides da Cunha Paulista data de 9 de janeiro de 1990 e completa, portanto, 30 anos amanhã. Euclides teve início no Acampamento Caciporé, que abrigava funcionários que trabalhavam na construção do Ramal de Dourados da Estrada de Ferro Sorocabana. Na sequência, com nome de escritor famoso, foi fundado o povoado, que pertenceu ao território teodorense por quase 25 anos. Satisfeito em iniciar a primeira coluna do ano com importantes registros históricos, este colunista parabeniza os vizinhos municípios de Teodoro Sampaio e Euclides da Cunha Paulista. Separados, mas intrinsecamente unidos pela história e geografia.

MEMORIAL

Quem procura saber mais sobre a história de Teodoro Sampaio e seus antigos distritos, encontra tudo no “Memorial Theodoro Sampaio: sua gente, sua história, sua geografia”. Escrita pelo professor João Maria de Souza, a obra reúne aspectos históricos, geográficos, econômicos e sociais do município paulista. Premiada, a publicação integra importantes acervos, como a biblioteca do congresso norte-americano, localizada em Washington. O livro deu origem a um documentário de mesmo nome, que está disponível no YouTube. Mais informações pelo e-mail: jolosama1965@gmail.com.

DELEGADO RETORNA

Após nove meses de intensa atividade profissional nos municípios de Presidente Prudente e Presidente Venceslau, o delegado Edmar Rogério Dias Caparroz retorna ao posto de delegado titular da Delegacia de Polícia de Teodoro Sampaio. Sob o comando de Caparroz, junto à competente equipe, a delegacia teodorense obteve resultados expressivos, que alavancaram a unidade a um patamar de destaque estadual e nacional. Pelos bons serviços prestados ao município, Teodoro Sampaio saúda o retorno do premiado delegado, que, em novembro do ano passado, recebeu das mãos do governador João Doria (PSDB) o certificado de Policial Nota 10.

CESSÃO ONEROSA

No apagar das luzes de 2019, em 31 de dezembro, as finanças dos municípios brasileiros receberam importante reforço. O governo federal depositou os recursos provenientes do pagamento do direito de exploração da cessão onerosa de duas áreas de produção de petróleo e gás na Bacia de Campos: Búzios e Itaipu. No extremo Pontal, Euclides da Cunha Paulista recebeu R$ 434 mil, enquanto Teodoro Sampaio, Rosana e Mirante do Paranapanema obtiveram R$ 868 mil cada. A divisão dos valores observou os coeficientes que regem a repartição de recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

NENHUMA VÍTIMA FATAL

Mesmo com o considerável aumento no tráfego de veículos no período das festas de final de ano, nenhum acidente com vítima fatal foi registrado na área de atuação do Segundo Pelotão de Polícia Rodoviária. Entre os dias 20 de dezembro e 1º de janeiro, a polícia realizou 239 ações de fiscalização de trânsito em rodovias da região, nas quais 2.930 veículos foram fiscalizados. Durante as operações, 1.083 motoristas foram autuados por excesso de velocidade, 211 pela não utilização do cinto de segurança e 149 por ultrapassagens em locais proibidos. A polícia também submeteu 2.102 condutores ao teste do bafômetro, ações que geraram 47 infrações relacionadas à alcoolemia. Pelo bom trabalho realizado e pelas informações gentilmente fornecidas, este colunista agrade o primeiro-tenente Oliveira, competente oficial que comanda o Segundo Pelotão.

Publicidade

Veja também