Fundação da Alacop será efetivada nos 100 anos de PP

Nova academia visa honrar e reconhecer os profissionais em todo o segmento artístico e cultural, personalidades e pessoas públicas

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 14/02/2017
Horário 11:05
Agregar novos valores à cultura no oeste paulista, assim como honrar e reconhecer os profissionais em todo o segmento artístico e cultural, personalidades e pessoas públicas que, de alguma forma, usam suas funções como instrumento para o desenvolvimento do setor artístico em toda a região. Este é o objetivo da Alacop (Academia de Letras, Artes e Ciências do Oeste Paulista).

Por meio de sua assessoria de imprensa, de acordo com o artista plástico Erivaldo Santos, o Vadinho, que presidirá a cademia, esta terá como parceiros as confederações, associações, Câmara Brasileira de Cultura de São Paulo e algumas instituições internacionais, como o Instituto Tueri do Conhecimento - Intuição ao Conhecimento; Coninter Artes - Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências Letras e Artes; e Américas EN Foco (Red Internacional de Educação e Cultura) Latino - Americano, Chile, Caribe e, também, a Royal Society do continente asiático.

Jornal O Imparcial Vadinho, artista plástico, fica à frente de mais um projeto em prol da classe artística, na região, como presidente da academia

"A academia focará na valorização e no reconhecimento dos artistas do oeste paulista, com títulos outorgados e eventos voltados à área. E hoje, após dois anos de estruturação burocrática e de imagem, foram estabelecidas. Porém, em consenso, foi decidido que a fundação da academia seria efetivada no ano do centenário de Presidente Prudente", salienta Vadinho.

Segundo o presidente, a ideia de fundar a academia surgiu após um encontro dos membros da Conbla (Confederação Brasileira de Letras e Artes).

 

Finalidade

A Alacop pretende dar visibilidade a todos os artistas, não só divulgando seus trabalhos, mas também mostrando a sua importância na sociedade por meio de eventos que agreguem, até mesmo, valor financeiro, para que possam perceber que a arte não precisa,  nem deve, ser vista somente como forma de entretenimento, mas, como profissão.

"Queremos divulgar os trabalhos de todos e, também, unir os artistas e/ou profissionais que trabalham pela área e pelo desenvolvimento da região", pontua.

 

Como funcionará?

Vadinho explica que a academia terá números de cadeiras e pelerines, onde artistas e os demais profissionais receberão convites, para se tornarem membros e, assim, divulgarem seus trabalhos em eventos e encontros promovidos em toda a região e em outros Estados do Brasil. Além, como já mencionado, de serem outorgados com títulos de reconhecimento, validos, até mesmo, fora do país.

 

Benefícios

"Um dos maiores benefícios que a Alacop pretende garantir aos artistas é mostrar à população o valor da arte e de seus artistas, pois, por inúmeras vezes, de uma forma geral, isto não ocorre em nosso país. Outro beneficio é promover a união de todos esses talentos, que são muitos em nossa região, mas que acabam ficando camuflados, dificultando a expansão e o desenvolvimento da área. Serão contempladas todas as formas de artes", acentua o presidente.

 

 

DIRETORIA


 

Presidente:  Erivaldo Santos, Vadinho,  Presidente Prudente

Vice-presidente:  Divaldo Pessinin (Taciba)

Secretaria Geral:  Denise Regina Pessinin (Taciba)

1° Secretário:  Patricia Gomez (Pirapozinho)

2° Secretário:  Jéssica Navarro Guilherme (Presidente Prudente)

1° Tesoureiro:  Lisandra Ferruzzi Garcia (Álvares Machado)

2° Tesoureiro:  Ivone Abbade Santos ( Presidente Prudente)

Assessoria de Imprensa e Comunicação: Camila Mancini e Zi Cardoso (Presidente Prudente)

 
Publicidade

Veja também