Fundação Mirim recolhe lixo na linha férrea de PP

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 28/02/2016
Horário 09:53
 

A Fundação Mirim realizou a coleta de lixo e demais materiais que podem acumular água em toda a extensão a linha ferroviária de Presidente Prudente, ontem. A ação, que contou com a participação de 60 jovens, foi iniciada no trecho em frente ao Centro Cultural Matarazzo e se estendeu pelos 12 km da estrada de ferro que corta o município. O objetivo é acabar com possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

De acordo com Joyce Pavão Passione, gerente educacional da Fundação Mirim, o trabalho foi um convite da Prefeitura, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) e da Secretaria Municipal de Administração. Todo o material como luvas e sacolas foram cedidos pela administração municipal. "Aceitamos de prontidão. Até porque, nesta semana, um aluno da entidade faleceu em decorrência da doença. Nosso intuito é cooperar na tentativa de erradicar o mosquito e também provocar a reflexão nas pessoas", comenta.

Jornal O Imparcial 60 jovens da Fundação Mirim participaram da ação ontem

Bruno Henrique Brandão, 15 anos, é um dos voluntários da entidade que marcou presença. "A situação de dengue está cada dia mais séria na cidade. Já temos casos de morte confirmados pela doença. Todos devem ajudar para que a situação não se torne pior", destaca o adolescente.

Segundo Alberico Bezerra de Lima, titular da pasta de Administração, a Prefeitura tem trabalhado em diversas frentes de combate, e o compromisso com a entidade só vem a somar forças. "Estes jovens são disseminadores de informação e estão em ação para minimizar os problemas e conscientizar as pessoas. Os números de dengue da cidade são altos e temos que dar um jeito para mudarmos este cenário", frisa.

Feiz Abbud, chefe de gabinete e coordenador municipal da Defesa Civil, também acompanhou a atividade, assim como a educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco, e sua equipe da Vigilância Epidemiológica.

Em um dos vagões abandonados às margens da linha, foram encontrados focos do mosquito, mas os funcionários da VEM aplicaram larvicida.

 

Mutirão nos bairros

Ontem, ainda contra o Aedes, a VEM realizou o quarto mutirão de limpeza seguido na cidade, desta vez, na área 7, que contemplou  os bairros Residencial Francisco Belo Galindo e Jardim Morada do Sol, das 8h às 16h. O trabalho contou com a equipe da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) e da Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos). O ponto de encontro para início da ação foi a Escola Municipal Rui Carlos Vieira Berbert, no Brasil Novo. Os dados não foram contabilizados, mas, segundo registros parciais, até o momento, em todos os mutirões, foram recolhidas aproximadamente 200 cargas de caminhões com entulhos.
Publicidade

Veja também