Fundação Mirim tem 350 vagas a adolescentes

PRUDENTE - BIANCA SANTOS

Data 21/07/2017
Horário 13:14
Cedida/AI da Fundação Mirim, Curso oferecido pela Fundação Mirim de Prudente conta com duração de 4 a 11 meses
Cedida/AI da Fundação Mirim, Curso oferecido pela Fundação Mirim de Prudente conta com duração de 4 a 11 meses

A Fundação Mirim de Presidente Prudente definiu o dia 7 de agosto como data de abertura das inscrições gratuitas do processo seletivo 2017/2018. São 350 vagas destinadas a adolescentes que almejam realizar curso de capacitação profissional para o mercado de trabalho. A data-limite para a efetuação do cadastro dos interessados está prevista para 6 de setembro. Segundo a analista de marketing da entidade, Jéssica Tumitan, os jovens interessados devem completar obrigatoriamente 15 anos até o mês de dezembro deste ano e estarem matriculados regularmente na escola, tanto da rede pública como da particular.

No entanto, o processo seletivo dos interessados é composto por fases. A primeira é a avaliação pedagógica, analisando os conhecimentos prévios em língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e redação. A segunda é a entrevista pessoal, quando é verificado o interesse e disponibilidade do adolescente em participar das atividades da instituição e é feita a análise escolar. Por fim, a última etapa é a entrevista social. “Observa-se o tipo de moradia, localização, número de moradores, índice de desempregados, pessoas com deficiência e renda familiar. Vale ressaltar que as entrevistas sociais são realizadas pela equipe técnica multidisciplinar”, explica Jéssica.

De acordo com a Fundação Mirim, o curso oferecido tem a duração de 4 a 11 meses, sendo chamado de “Qualificação, orientação e educação para o trabalho”. O início das aulas é previsto para a primeira semana de janeiro de 2018 e, após a finalização desse curso, os adolescentes são encaminhados à “aprendizagem profissional” com a escolha da área de interesse, sendo em serviços administrativos ou em serviços de operador de lojas e mercados.

Com o encerramento deste módulo, o jovem é inserido no mercado de trabalho por meio do “Programa Aprendiz”. Um ponto destacado pela entidade é que as notas dos adolescentes nas escolas são observadas durante o processo. “Somos parceiros das instituições de ensino e queremos agregar no rendimento desses jovens. Por isso, fazemos o acompanhamento escolar e mostramos para os pais a mudança na postura”, afirma a analista.

Existem empresas com cadastros efetuados na entidade, porém, os estabelecimentos que ainda não possuem o registro e têm interesse em contratar um adolescente para o local por meio do “Programa Aprendiz” deve procurar a instituição e seguir as orientações da mesma. “Todos os jovens contratados têm seus direitos trabalhistas assegurados e previstos por lei”, relata.

 

Documentos necessários

Os interessados em fazer a capacitação gratuita devem comparecer com o responsável, na sede da Fundação Mirim, munidos dos seguintes documentos: cópia do RG e CPF, comprovante de endereço, boletim escolar atualizado ou atestado de matrícula.

Publicidade

Veja também