Furtos de energia elétrica: problema que afeta a todos

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 14/04/2024
Horário 05:00

Os furtos de energia elétrica, popularmente conhecidos como "gatos", representam um grave problema em diversas regiões do país. Na região de Presidente Prudente não é diferente. Além de configurarem um crime previsto no Código Penal Brasileiro, essas práticas ilegais têm impactos diretos na sociedade, afetando não apenas as distribuidoras de energia, mas também todos os consumidores.

Como noticiado por O Imparcial, com a atuação de equipes especializadas e sistema de monitoramento de consumo, com suporte da inteligência artificial, a Energisa Sul-Sudeste identificou, em três meses, mais de 124 mil kWh de energia elétrica furtada em 24 municípios da região de Presidente Prudente. Ao todo, foram 304 inspeções, que confirmaram suspeitas de ligações clandestinas e adulterações em medidores. Essa quantidade seria suficiente para abastecer a demanda de 623 famílias durante um mês inteiro.

Um dos principais motivos que contribuem para a ocorrência de furtos de energia é a falta de conscientização por parte de alguns consumidores. Muitos desconhecem os riscos envolvidos nesse tipo de ação, que pode resultar em acidentes graves, como incêndios e choques elétricos, colocando em perigo não apenas a vida do infrator, mas também de pessoas inocentes.

Além disso, os furtos de energia elétrica acabam por gerar um prejuízo financeiro que é rateado por todos os consumidores. Isso ocorre porque as distribuidoras de energia precisam repassar os custos decorrentes dessas práticas ilegais para os demais consumidores, o que pode resultar em aumentos nas tarifas de energia.

Para combater esse problema, é fundamental que haja uma maior conscientização por parte da população sobre os riscos e consequências dos furtos de energia. Além disso, é importante que as distribuidoras de energia e as autoridades competentes intensifiquem as ações de fiscalização e combate a esse tipo de crime, a fim de garantir a segurança e a regularidade do fornecimento de energia elétrica para todos os consumidores.

Publicidade

Veja também