Futebol amador disputa amistoso na Bolívia

Em respeito a uma tradição de 13 anos, clube joga em Corumbá (MS) e Puerto Quijarro, na Bolívia, neste final de semana

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 17/12/2016
Horário 09:25
 

A equipe de futebol amador Oriente Petrolero Epitaciano, de Presidente Epitácio, já está com as malas prontas. A caminho de Corumbá (MS) e Puerto Quijarro, na Bolívia, às 17h30 de hoje, o time vai à disputa de mais dois amistosos que serão realizados amanhã e domingo. Em uma tradição que já dura há 13 anos, os 22 jogadores que compõe o time vão, por mais uma vez, compartilhar o esporte e a amizade.

Com o roteiro já traçado, a equipe já tem o primeiro destino certo. Na tarde de hoje, 42 pessoas, entre atletas, comissão técnica e familiares, vão em direção à cidade de Corumbá (MS), para a disputa do primeiro amistoso. De acordo com o auxiliar técnico Conrado Cosme Gonçalves, o jogo será realizado às 10h, no Estádio Municipal Arthur Marinho, contra o time Máster de Corumbá. "Esse é um costume que temos há muito tempo já. Muito mais que o futebol, nós vivemos e comemoramos a amizade", salienta.

Jornal O Imparcial Jogo de comemoração dos 21 anos do clube

Após o final da partida, o conjunto passará a noite na cidade, para, no domingo de manhã, por volta das 10h, cruzar em direção a Puerto Quijarro, na Bolívia. Na oportunidade o time vai enfrentar o Máster Mutual FC, com início da partida às 16h, no Estádio Municipal local.

Questionado sobre a rivalidade das equipes, Conrado afirma que ela não existe. "Se você me perguntar quem ganhou mais ou perdeu, eu não vou saber responder. Todo ano, a turma se junta com o intuito de preservar uma tradição que vem acontecendo há anos e que, acima de tudo, transparece a solidariedade", afirma. De acordo com o auxiliar, o evento só acontece todos os anos, pois existe o e colaboração dos esportistas locais, de cada cidade, bem como do comércio.

E para não perder o costume, como sempre acontece, o jogo de volta já tem data estipulada. As equipes tem a pretensão de encontrarem novamente no mês de julho de 2017, quando os times de fora comparecem até Presidente Epitácio. "Vamos fazer de tudo para que essa festividade nunca acabe", completa Conrado.

 

Máster Epitaciano

Criado em dezembro de 1995, o Oriente Petrolero Epitaciano nem sempre teve esse nome. Conforme Conrado, antigo Máster Epitaciano, o atual nome do time trata-se de uma homenagem. "Apesar de existir há 21 anos, o time passou a ter esse nome, depois de 2004, data que se iniciou a tradição dos amistosos. O nome é dedicado ao ex-jogador José Carlos Soares, famoso Dedé, que jogou no Oriente Petrolero da cidade de Santa Cruz de la Sierra, também na Bolívia", diz.

Aos 70 anos de idade, "Dedé", ex-centroavante do clube Boliviano, comenta que os anos passam, mas alegria é a mesma. "É uma alegria imensa fazer parte disso, ainda mais desta forma honrosa e homenageada. Enquanto eu estiver vivo, sempre acompanharei o time em todos os jogos", finaliza.

 

 
Publicidade

Veja também