Futuros médicos na comunidade

OPINIÃO - Luciana Vasconcelos Souza

Data 10/03/2022
Horário 05:00

Inserir os estudantes da área da saúde desde o início do curso em ações junto à comunidade traz benefícios a curto, médio e longo prazo, tanto para os futuros profissionais quanto para o sistema público de saúde. Por isso, desde o 1º termo os alunos da Medicina Unoeste são integrados como membros das equipes multiprofissionais em oito ESF (Estratégias de Saúde da Família), nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado. 
A cada semestre os professores programam diferentes atividades que possam contribuir de forma efetiva com as necessidades do serviço. Desta vez, os alunos irão realizar ações de “busca ativa” para os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), por meio de visitas domiciliares. 
O objetivo é sempre proporcionar promoção à saúde na comunidade. Desta forma, os facilitadores do Papp (Programa de Aproximação Progressiva à Prática) analisam o cenário e organizam as atividades práticas que possam justamente aproximar o futuro médico à realidade local. 
Neste processo, nós, professores, utilizamos de Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem como a "Problematização" no cotidiano das ESFs, com foco na "criação de ambientes saudáveis" para as pessoas que residem nas áreas de abrangência das oito unidades de saúde. Alguns indicadores estratégicos serão definidos e monitorados pelo Ministério da Saúde por meio de informações registradas em sistemas eletrônicos, nas unidades. 
Para o ano de 2022, foram listados sete indicadores de áreas estratégicas: Pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Condições Crônicas. Foram definidas as metas esperadas para cada um deles. A média ponderada dos resultados produzirá um "indicador sintético final" que definirá o valor dos repasses e do pagamento por desempenho, destinado aos municípios.
Com as ações de "busca ativa" em visitas domiciliares, os estudantes, sob supervisão dos facilitadores, manterão o foco no Princípio da Equidade do SUS e com vistas a melhorar os indicadores de saúde nas ESFs. O Programa "Previne Brasil" serviu de base para nortear a construção dos Planos de Ação para os acadêmicos nesse novo semestre. Esse programa foi instituído pelo Ministério da Saúde, em 2019, determinando alterações no financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde (APS) no país, de acordo com a Portaria 2.979 de 12 11 de 2019.
O Papp da Faculdade de Medicina da Unoeste, ao elaborar Planos de Ação para o ano de 2022, a partir da utilização de Metodologias Ativas como a Problematização e com foco na Política Nacional de Promoção à Saúde e no Programa Previne Brasil do governo federal, busca a formação de futuros médicos comprometidos com a melhoria dos indicadores relacionados à Atenção Primária à Saúde.

Publicidade

Veja também