Gabriel Aleixo integra quadro de médicos residentes da Cleveland Clinic

SINOMAR CALMONA

Para o prudentino, que é formado pela Faculdade de Medicina da Unoeste e hoje vive nos EUA, "na oncologia, a função do médico vai muito além de simplesmente tratar"

COLUNA - Sinomar

Data 24/07/2020
Horário 04:49
Gabriel Aleixo, médico formado pela Unoeste, diante do prédio principal da Cleveland Clinic, em Ohio, onde iniciou a Residência Médica dia 1º de julho
Gabriel Aleixo, médico formado pela Unoeste, diante do prédio principal da Cleveland Clinic, em Ohio, onde iniciou a Residência Médica dia 1º de julho

Após a validação de seu diploma médico nos Estados Unidos, Gabriel Aleixo, prudentino de 34 anos, formado pela Faculdade de Medicina da Unoeste, deu mais um importante passo para realização de seu grande sonho, que é especializar-se em Oncologia nos EUA. No início de julho, ingressou no quadro de médicos residentes da Cleveland Clinic, em Ohio.

Como está sendo a Residência Médica em Cleveland?
Muito boa, muito acesso, muita gente boa, de todo lugar do mundo. Temos professores não só dos EUA, da Síria, do Japão, da Europa. Vem gente do mundo inteiro para Cleveland. 

Como é a Cleveland Clinic?
É um hospital gigantesco, com 4 mil leitos e alta tecnologia. Começou aqui em Cleveland, mas tem outros hospitais aqui na região, em Las Vegas, na Flórida e até nos Emirados Árabes. 

Qual especialidade você escolheu?
Agora faço Clínica Médica, mas meu objetivo é Oncologia, que pretendo aplicar dentro de 3 anos. Essa semana estou rodando na Geriatria, vejo pacientes mais idosos, e na próxima volto para Clínica Médica, que é mais puxado, começo às 4h da manhã vou até 9h da noite.

Por que a opção por oncologia?
É uma especialidade na qual a relação médico-paciente é essencial, e a função do médico vai muito além de simplesmente tratar. 

Que diferenças você já pode detectar entre a residência médica no Brasil e nos EUA?
Aqui o acesso aos recursos é incrível. Se você precisa de uma tomografia amanhã, você tem amanhã. Se você precisa que um especialista em câncer do reto veja seu paciente amanhã, ele vai ver amanhã.

Como está sendo a quarentena em Ohio?
A onda de contaminação chegou forte agora. Semana passada foram registrados 1.700 casos. Mas eles testam todo mundo. Tem teste drive-thru em todos os lugares. O hospital tem uma ala separada para Covid-19, com 110 pacientes internados, 20 na UTI. 

O que dizer da sua formação em Prudente?
Tive ótimos professores, que desde o básico, tinham muita paixão por ensinar e dedicavam seu tempo para os alunos e pacientes. A coordenação nunca deixou de me apoiar. Acredito que a Unoeste tenha me dado todas as ferramentas para eu chegar em qualquer lugar. É uma ótima faculdade e fica na melhor cidade do mundo para se viver!

RAPIDINHAS
...
O xadrez da política já está mexendo suas peças em Presidente Prudente.
...
Professor Jair Garcia Junior programa para semana que vem uma nova live sobre “Mitos e a importância dos exercícios para os adolescentes”.
...
Ecopontes de Presidente Prudente tem apresentado soluções inovadoras para transposição de obstáculos.
...
Um mercado de bairro em alta na cidade, muita gente vindo dos condomínios para fazer compras no Mercado Presidente, no Parque dos Girassóis.
...
Se o tempo era um empecilho para estudar Engenharia Civil ou Engenharia de Produção, agora o Núcleo de Educação a Distância da Unoeste oferece esses cursos com encontros presenciais uma vez na semana.
...
O plástico está sendo muito usado na pandemia. Um péssimo efeito colateral.
...
Ponto final: Oportunidades para todos!

Publicidade

Veja também