Gabriel Carapeba participa de curso em Cambridge sobre inteligência artificial e gestão pública

Médico e empresário prudentino integrou grupo seleto de 20 participantes, entre políticos e líderes empresariais, em programa promovido pela Comunitas em parceria com a Universidade de Cambridge

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 10/08/2025
Horário 05:10
Foto: Cedida
Grupo seleto de 20 participantes, entre políticos e líderes empresariais, integraram programa promovido pela Comunitas em parceria com a Universidade de Cambridge
Grupo seleto de 20 participantes, entre políticos e líderes empresariais, integraram programa promovido pela Comunitas em parceria com a Universidade de Cambridge

Na última semana, o médico e empresário Gabriel Carapeba, de Presidente Prudente, esteve na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, participando de um curso sobre “Inteligência artificial aplicada às políticas públicas e economia”. O programa, promovido pela organização Comunitas e construído em parceria com o jornalista e cientista político Fernando Schiller, reuniu apenas 20 convidados do setor público e privado.

Durante três dias, Carapeba teve aulas com professores ingleses em Cambridge. Nos dois dias seguintes, em Londres, o conteúdo se concentrou em práticas de gestão pública, incluindo uma imersão na prefeitura local, onde um dos instrutores foi o vice-prefeito de Londres.

O grupo contou com a presença de figuras influentes, como o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, os deputados federais Pedro Paulo (RJ) e Mendonça Filho (PE), além de secretários estaduais e grandes empresários.

“Foi engrandecedor. Tivemos a oportunidade de trocar experiências com lideranças que já ocupam cargos estratégicos e discutir soluções para aproximar o setor público e o privado na busca por eficiência”, afirma Carapeba.

Tecnologia e serviço público

Entre os temas mais debatidos, esteve o uso da inteligência artificial para agilizar processos burocráticos e melhorar a comunicação entre governo e população. Para Carapeba, o recurso pode encurtar distâncias e aumentar a eficiência: “Um processo que levaria dias para ser analisado por um servidor pode ser processado em segundos com IA, sem tirar o papel central do ser humano nas decisões”, destaca.

Parcerias público-privadas como caminho

Outro ponto forte do curso foi a discussão sobre o papel das PPPs (parcerias público-privadas) na inovação. Segundo Carapeba, o setor privado tem mais flexibilidade para implementar tecnologias e, quando aliado ao setor público, pode oferecer soluções rápidas e de alto impacto.
O médico também destacou que o Brasil já possui bons exemplos de tecnologia aplicada à gestão, como a plataforma GovBR, citada durante as aulas como referência internacional.

Planos para Prudente e região

De volta ao Brasil, Carapeba afirma que a experiência gerou ideias para projetos regionais, especialmente no campo da comunicação direta entre cidadãos e gestão pública, usando tecnologia para simplificar o acesso a serviços e reduzir burocracias.
“Nós não estamos atrasados em relação a outros países em tecnologia de gestão pública, mas sempre há espaço para melhorar. Essa troca internacional foi fundamental para pensar soluções aplicáveis à nossa realidade”, considera.

Divulgação

Cedidas


Gabriel Carapeba, na Universidade de Cambridge, para curso sobre “Inteligência artificial aplicada às políticas públicas e economia”


Gabriel Carapeba participou ativamente das discussões sobre o papel das parcerias público-privadas na inovação

Publicidade

Veja também