Ganho ambiental

Homéro Ferreira

COLUNA - HOMERO FERREIRA

Data 05/09/2021
Horário 06:00

Está em trâmite na Câmara Municipal de Prudente um projeto que poderá dar ao município significativo ganho ambiental, mediante a implantação obrigatória da logística reversa nos moldes do que dispõe a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

REVERSA OU INVERSA
A logística reversa, também chamada de logística inversa, é o processo de reaproveitamento, reuso ou mesmo o descarte adequado de materiais já utilizados. O projeto é de iniciativa da vereadora Miriam Brandão (Patriota).

A INCUMBÊNCIA
A pretensão é de que a legislação municipal estabeleça a coleta de embalagens e de vários produtos, quando descartados pelos consumidores depois utilizados, como obrigação dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.

UMA VASTA LISTA
O projeto enumera os produtos e as embalagens dentre os quais estão óleo lubrificante usado e contaminado e seus resíduos; bateria chumbo-ácido; pilhas e baterias portáteis; produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

PODER EXECUTIVO
No cumprimento da obrigação, o projeto sugere a formação de entidade representativa por setor ou pessoa jurídica sem fins lucrativos para gerenciar o sistema, à qual caberá a interlocução com o poder executivo.

SOLUÇÕES INTEGRADAS
Admite a adoção de soluções integradas para compra de produtos ou embalagens usadas, sistemas de reciclagem, parcerias com cooperativas e postos de entrega voluntária, mediante comprovação por Certificados de Reciclagem.       

SECRETARIA DE SAÚDE
Vereadores da 18ª Legislatura e o prefeito Ed Thomas (PSB), em projeto conjunto, deram o nome de Dr. Ennio Botelho Perrone, pai do vereador Enio Perrone (DEM), ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde. O pai foi médico assim como é o filho.

NO ANA JACINTA
Em outra propositura conjunta dos poderes legislativo e executivo, o prédio que abriga do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e a UBS (Unidade Básica de Saúde) do conjunto habitacional Ana Jacinta recebe o nome de Dr. Fuad Chammas.

PARA O PROCON
Ainda em idêntica condição da junção de poderes, o prédio que abriga o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de Presidente Prudente passa a ter o nome de Dr. Francisco Fernandes.

DOIS SERVIDORES
O médico Fuad e o advogado Francisco morrem em decorrência da Covid-19. O médico de 63 anos de idade tinha 31 anos de Secretaria de Saúde. O advogado de 47 anos de idade tinha 25 anos de Prefeitura e foi coordenador do Procon municipal.

SESSÃO NA QUARTA
Por conta do ponto facultativo de amanhã (6) e do feriado depois de amanhã (7) a sessão ordinária da Câmara Municipal de Prudente ocorrerá na quarta-feira (8) no habitual horário das 20h, com a permissão da presença de público.

DEPUTADO ESTADUAL
No mais recente encontro de prefeitos e vereadores vinculados à Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) esteve presente o deputado estadual Ricardo Madalena (PL) que vem atuando na região de Presidente Prudente.

Publicidade

Veja também