Garota de 11 anos expõe amor pelo ler e escrever em blog divertido

Há dois anos Maria Luiza alimenta “Histórias da Maria Lu", onde compartilha na internet a sua rica imaginação!

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 12/10/2016
Horário 09:47
 

Provavelmente, o presente que Maria Luiza Ferracioli Marques, uma garotinha de 11 anos que está cursando o 6º ano escolar no Sesi, de Álvares Machado, pedirá neste Dia das Crianças é um livro. Sim, isso mesmo, um livro! Não pense que ela não tem lá suas brincadeiras de uma criança da sua idade. Ama suas bonecas e o mundo que cria para brincar, o lúdico é o seu quintal. Mas, além disso, ela alimenta em sua personalidade um gosto, para muitos da sua faixa etária, bastante peculiar: o amor pela leitura. E desse amor, há dois anos, ela criou um blog bacana, "Histórias da Maria Lu" (historiasdamarialu.blogspot.com.br), onde compartilha na internet a sua rica imaginação!

Maria Lu, como é carinhosamente chamada, visitou a redação de O Imparcialesta semana e chamou a atenção por sua doçura, demonstrando até certa timidez, mas com um desprendimento de diálogo significativo. Ao explicar como seu blog nasceu, a garota revelou que desde pequenininha gostava muito de ler e tinha um forte desejo de escrever.

Jornal O Imparcial Maria Lu, de apenas 11 anos afirma: "Meu objetivo não é chamar a atenção de alguém, mas fazer o que gosto"

"Eu não via a hora de entrar na escola. Quando entrei fiquei maravilhada com tudo aquilo que estava aprendendo!", exclama a garotinha que lembra que quando estava cursando o 4º ano, escreveu uma história e mostrou à sua mãe que gostou tanto que decidiu publicá-la. "Desde então fui exercitando mais e mais o meu hábito de escrever e o blog foi crescendo, crescendo!", salienta a doce menina.

Maria Lu conta que alimenta a página com poemas, contos de fadas, histórias fictícias inspiradas no dia a dia, entre outros assuntos. "Muitas vezes tiro ideias de livros que leio. Ou, a partir de um trabalho que a professora passa na escola, capto algum tema, e assim por diante. Crio histórias imaginárias, como de fadas ou ETs que vieram para a terra, etc", explica.

Quando perguntado a ela se acredita que a imaginação aguça as crianças e os adultos, com propriedade, Maria Lu afirma que sim e explica. "Acredito que a maioria das crianças não tem vontade de ler muita coisa que esteja relacionada com o dia a dia delas, mas têm o desejo de lerem algo que foge um pouco disso. E, os adultos têm toda uma rotina de trabalho. Então, acho que ler uma história que fala sobre algo surreal faz com que se distraiam, relaxem", ressalta a menina.

 

Fator essencial

Maria Lu destaca que o incentivo dos pais lhe dá muito mais vontade e a inspira cada vez mais a escrever e escrever. Em seu ponto de vista, hoje em dia, as crianças ficam muito tempo na internet, então os pais devem reservar um momento para ler com seus filhos.

"É interessante porque atualmente quase não se vê alguém pegar um livro para lê-lo. Ao invés disso, tudo é feito na internet, bem diferente de ter um livro em suas mãos, folheá-lo, fugir do que se está vivendo e fazer uma viagem para outro mundo", frisa a jovem escritora.

 

Objetivo fundamentado

Maria Lu que diz não ter ideia de quanto livros já leu, comenta que vem divulgando seu trabalho pela página do blog e também no facebook com o desejo de atingir o maior número de pessoas. Ela menciona que adora ler diários, como "Diário de um Banana", "Diário de uma garota nada popular", que ela acha interessante. E curte muito o blog Chiclete Violeta.

A garota prodígio acentua que apesar de usar bastante a internet, aproveita muito sua vida, as atividades normais de uma menina da sua idade.

"Meu objetivo não é chamar a atenção de alguém, mas mostrar o que gosto de fazer. E o legal é que as pessoas estão gostando também. Faço algo que gosto e quero incentivar outras pessoas a fazerem também", salienta.

 

Orgulho!

Orgulhosos, os pais estão sempre ao lado de Maria Lu e quando falam da filha, um brilho todo especial salta os olhos. De acordo com o pai, Kleber Teixeira Marques, 38 anos, funcionário público, é extremamente importante o incentivo à filha. "Entendemos que em um mundo totalmente informatizado, a criança pegar um livro, ler, pesquisar e criar é maravilhoso. E ela está incentivando outras crianças e também os pais que podem vir a fazer o mesmo com seus filhos", pontua.

A mamãe que é psicóloga de formação e docente que trabalha com deficientes intelectuais, Andréia Ferracioli Marques, 37 anos, conta que Maria Lu sempre foi criativa. Tem uma imaginação grande. Segundo ela, desde pequenininha - quando nem sabia ler - a garotinha criou um caderno com histórias em quadrinhos, só com desenhos. O que encantou sua professora do primeiro ano que chegava a utilizá-lo como exemplo na sala para incentivar os coleguinhas.

Conforme Andréia, muito precoce para começar a ler, depois disso Maria Lu começou a escrever suas criações em outro caderno. "Ela tinha essa vontade e mostrava isso se esforçando ao máximo. E percebendo, começamos a comprar livros e mais livros. Quando lhe perguntavam o que queria de presente, ela sempre pedia um livro. Nos orgulhamos muito dela, pois, já ouvimos de outras pessoas que quando a filha precisa de um texto para levar a escola, vai direto ao blog da Maria Lu. Então, ela já é uma referência!", exclama cheia de orgulho a mamãe Andréia.

 

 
Publicidade

Veja também