GasBrasiliano inicia trabalhos em Prudente, Narandiba, Pirapozinho 

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 25/05/2022
Horário 19:33
Foto: Cedida
Alex Gasparetto se alegra com projeto que viabilizará chegada do biometano a novos municípios
Alex Gasparetto se alegra com projeto que viabilizará chegada do biometano a novos municípios

Dentre os trabalhos prévios ao início da distribuição de gás canalizado pela GasBrasiliano em novas praças está a preparação e conscientização das comunidades envolvidas sobre as práticas de segurança nas redes de distribuição. A concessionária promoveu do dia 23 até ontem, um ciclo de palestras informativas sobre os protocolos de segurança adotados nas proximidades das redes de distribuição de gás canalizado, previsto para o segundo semestre deste ano, o início da operação do primeiro sistema exclusivo de distribuição de biometano no Brasil, que ocorrerá nos municípios de Narandiba, Pirapozinho e Presidente Prudente.
De acordo com Marcelo Domingues do Amaral, gerente de Operações da GasBrasiliano, essa iniciativa demonstra a importância que a companhia dá para o fator segurança. Ele cita que saber como conduzir os processos é essencial, por isso realizam esses treinamentos junto aos órgãos públicos e empresas que atuam nas regiões onde há redes de distribuição de gás canalizado, a fim de mitigar quaisquer riscos e proporcionar a máxima segurança às comunidades envolvidas.
“A conscientização e orientação de órgãos externos e da população em geral é um trabalho que ocorre previamente ao início da operação e que se mantem periodicamente para preparar e instruir todos os órgãos”, afirma ele.
Os encontros foram abertos aos órgãos públicos e empresas prestadoras de serviços como Prefeituras, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, companhias de água e esgoto e secretarias e autarquias dessas cidades.
“É uma oportunidade em que os participantes têm de conhecer informações sobre a rede de gás, por onde ela passa, como agir em caso de necessidade de obras de escavação em áreas próximas e protocolos de segurança em geral”, salienta Marcelo.

Cidades Sustentáveis

O diretor presidente da GasBrasiliano, Alex Gasparetto, destaca que o Projeto Cidades Sustentáveis faz parte da estratégia da GasBrasiliano de alavancar a inserção do biometano na matriz energética do Estado de São Paulo, valorizando uma vocação da sua área de concessão, que tem alta concentração de usinas do setor sucroenergético, e exercendo o seu papel de desenvolver a infraestrutura de distribuição de gás no noroeste paulista.
De acordo com ele, projeto cuja ótica operacional e econômica poderá ser replicado para outros municípios e regiões, agregado ao grande potencial de produção de biometano do setor, colabora com o desenvolvimento regional e coloca a região na vitrine mundial desta fonte energética sustentável.
“Estamos muito felizes em concretizar esse projeto inovador, que viabilizará a chegada do gás a novos municípios que se encontram distantes do gasoduto de transporte. A região oeste é a que concentra a maior quantidade de usinas sucroalcooleiras de São Paulo e, por meio de uma nova fonte de suprimento, renovável, o modelo poderá inclusive ser replicado a outras regiões, contribuindo com o aumento da participação do gás na matriz energética”, destaca Alex Gasparetto.
O projeto Cidades Sustentáveis é uma parceria entre a GasBrasiliano, responsável pela construção da rede de distribuição, e a Usina Cocal, responsável pela construção da planta para produção do biometano, e conta com o apoio da SIMA (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente) do Estado de São Paulo.

CONFIRA TAMBÉM

Distribuição do biometano está prevista para julho desse ano

Empresas iniciam operação de planta de energia elétrica a partir do biogás

Arsesp aprova projeto de biogás na região

Live oficializa lançamento do “Projeto Biogás Cocal”

Obra para distribuição de biogás tem previsão de início em agosto

Região será pioneira em distribuição de biogás

Publicidade

Veja também