Gastronomia Unoeste oferta sólida formação teórica e prática

Há uma década, curso tem contribuído com a transformação do mercado gastronômico de Prudente e região com a inserção de mão de obra especializada

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 01/02/2024
Horário 08:09
Foto: Ector Gervasoni
Curso de Gastronomia da Unoeste completa uma década de formação especializada 
Curso de Gastronomia da Unoeste completa uma década de formação especializada 

Com um currículo estrategicamente elaborado para abranger diversos aspectos da gastronomia mundial, o curso de Gastronomia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) proporciona uma jornada enriquecedora que possibilita aos estudantes uma sólida formação teórica e prática, o que prepara o profissional para os desafios e oportunidades no mundo da culinária. Em Presidente Prudente, o mercado tem se destacado pela diversidade de sabores e pela presença de estabelecimentos que vão desde tradicionais restaurantes familiares até inovadores empreendimentos culinários. Reflexo do casamento entre a rica cena gastronômica local e a excelência acadêmica oferecida pelo curso de Gastronomia da universidade que é nota máxima pelo MEC (Ministério da Educação).

Há uma década a Gastronomia Unoeste oferece aos alunos o contato com uma excelente estrutura. A Chef Mari Sato, que é coordenadora do curso, pontua as vantagens de estudar na instituição. “Temos os melhores laboratórios de cozinhas, no total são sete e todos completos com o que os alunos precisam para terem o melhor ensino. Além disso, outro grande diferencial é o nosso corpo docente, os professores das disciplinas teóricas são todos doutores ou mestres. Já os nossos professores chefs, buscamos os melhores de cada área da cozinha e estão em diversas localidades do país, a exemplo do Rio de Janeiro e Curitiba. Outro ponto importante é que além dos nossos professores chefs serem referências em suas áreas, possuem experiência de mercado e vivência internacional”.

A Chef ministra as disciplinas de Habilidades Básicas de Cozinha, Garde Manger, Cozinha Italiana e Cozinha do Mediterrâneo, que ajudam a comprovar que o curso possibilita ao aluno uma imersão no mundo da culinária. “Apresentamos aos nossos acadêmicos praticamente quase todos os continentes, passando pela cozinha italiana, francesa, alemã, portuguesa, mediterrânea, inglesa, japonesa, chinesa, indiana, coreana, vietnamita, tailandesa, entre outros países. E, também as cozinhas de marroquinas e egípcia, além da americana”.

E é claro que a boa culinária brasileira não fica de fora desse menu do aprendizado. “O Brasil tem um grande destaque em nossa formação, mas também temos as confeitarias, as panificações. Disciplina de Habilidades Básicas que ensina todas as técnicas e conceitos da cozinha profissional, Garde Manger e Tecnologia de Alimentos além das aulas de empreendedorismo, Marketing, Fotografia gastronômica, Nutrição Básica, e outras que vão dar aos nossos alunos uma formação completa e muito acima dos demais cursos”.

Público-alvo

Qualquer pessoa que tenha completado o ensino médio pode fazer o curso de Gastronomia. A Chef Sato diz que atualmente os alunos são bem heterogêneos e optaram pela Gastronomia Unoeste por diversas motivações. “A base desse público é o interesse pela cozinha, seja para seguir profissionalmente ou por simples hobby. Outros têm objetivo de empreender, abrir ou melhorar o seu próprio negócio. Temos alunos que já trabalham na área há anos e buscam um aperfeiçoamento, e também alunos iniciantes que nunca cozinharam. Todos são acolhidos e cada um à sua maneira consegue se desenvolver e atingir seus sonhos e objetivos”.

O curso mantém 70% de sua grade curricular em atividades práticas, o que o torna o ensino dinâmico e completo. “Nossas aulas são muito práticas, aqui os alunos colocam a mão na massa de verdade, desde o primeiro semestre. Todos os ingredientes são de extrema qualidade e tudo é de responsabilidade da universidade. Normalmente os Chefs fazem uma apresentação inicial explicando a origem das receitas, a relação e importância histórica... depois é hora de ir para a cozinha, os alunos preparam as receitas e apresentam as preparações para o Chef que avalia e dá um retorno. E depois é a melhor hora, os alunos experimentam suas produções”, fala a coordenadora.

Ela ainda destaca os projetos de extensão que complementam a formação e as parcerias com outras instituições. “Nossas ações de extensão vão desde um programa gastronômico apresentado pelos alunos, o Luz Câmera e Cocção, o videocast Pod Flabar e até cerâmica gourmet. Temos parcerias com empresas para os alunos estagiarem na França, até em restaurantes 3 estrelas Michelin, ou caso seja a vontade do aluno após concluir o curso ele pode ir trabalhar como trainee nos EUA. Além de muita qualidade e inovação o curso nunca para, sempre estamos buscando o que está acontecendo no mercado gastronômico para apresentar aos nossos alunos, a exemplo da gameficação onde nossos alunos participam de atividades na ArenaLab, uma sala super tecnológica desenvolvida pela Unoeste que vai surpreender os alunos. É como estar dentro de um jogo de videogame”, conclui.

Ector Gervasoni

Chef Mari Sato em avaliação de prato elaborado por alunos

Publicidade

Veja também