Gatilho mental

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 13/07/2025
Horário 03:45

Gatilhos mentais são termos relacionados a estímulos psicológicos que até podem influenciar a tomada de decisão ao ativar respostas emocionais no cérebro. Eles são utilizados no marketing para guiar escolhas rápidas, baseadas em emoções como confiança e a reciprocidade. Ele aumenta a eficácia de estratégias de venda e comunicação. O cientista em psicologia, Altay de Souza, afirma que esse conceito vem do termo nudge, que em inglês significa: “empurrãozinho”, para determinar a “escolha certa”. Os gatilhos mentais propõem que as pessoas tomam decisões com base em preferências, expectativas e restrições. Considerando aspectos racionais e emocionais em suas escolhas, a fim de maximizar benefícios e minimizar perdas. Logo os gatilhos mentais influenciam os indivíduos, uma decisão rápida, com base, principalmente, em aspectos emocionais, na tomada de decisões e escolhas. Onde os gatilhos mentais podem ser usados? Landing Pages, onde o visitante preenche um formulário ou realizar uma compra, este gatilho influencia as pessoas a fornecerem seus dados em troca de um conteúdo ou benefício. Emails de marketing, este permite a comunicação direta com os clientes. Redes sociais, elas aumentam o engajamento, e incentivam o compartilhamento dos anúncios e podem gerar vendas. Anúncios, que são de forma pagos para atrair atenção e gerar uma ação imediata. Sendo assim, os gatilhos mentais são usados em diversas situações para influenciar positivamente o comportamento do público. Eles podem ser particularmente eficazes em momentos estratégicos ao longo da jornada de compra e em interações com o público. Durante o lançamento de produtos ou serviços os gatilhos, geram expectativa sobre algo novo que está por vir e criam engajamento, para o público acompanhar ativamente seu lançamento. Quando o cliente está confirmando a compra, os gatilhos apresentam alguns mecanismos de segurança como depoimentos de clientes, para a pessoa efetivar sua aquisição. Eles oferecem conteúdos exclusivos para os clientes que já compraram e estimulam a fazer com que eles se sintam valorizados e aumentem as chances de novas compras. Seja em blogs, emails ou redes sociais, os gatilhos são utilizados com simplicidade e confiança para manter o engajamento constante do público.

MINI SERMÃO
É um assunto superimportante de se comentar. Gatilhos mentais, ou gatilhos psicológicos, são estímulos que desencadeiam reações emocionais ou comportamentais automáticas em uma pessoa. As pessoas precisam aprender; elas não nascem sabendo disso. Já no marketing, gatilhos mentais são usados para decisões de compra, como concorrência: autoridade (recomendado por especialistas) ou prova social (milhares de clientes satisfeitos). Muitas pessoas, desmotivadas, usam a expressão: “vou tentar”. Errado. Nunca use essa expressão, pois ela é negativa e lhe dará a sensação de impotência e de desalinhamento. Explique que gatilhos mentais são como “botões” no cérebro que, quando “pressionados”, geram reações automáticas. Enfim, os gatilhos mentais são estímulos que o cérebro recebe para facilitar o processo de tomada de decisão. Eles trabalham no nosso inconsciente, nos levando a fazer algumas escolhas de forma mais automática. Assim, conseguimos reservar energia para decisões mais complexas. Conclusão. Vamos utilizar a expressão para reforçar nossa autoestima e superar alguns obstáculos. 
(Autor: Padre Armando Nochetti) 

AGENDA PAROQUIAL
-Presidente Prudente – Distrito de Montalvão
-Missas aos domingos 8h e 19h 

MENSAGEM DO PAPA
Papa Francisco em sua reflexão, comenta que: “em tempos de crise, buscar o essencial, a fé em Jesus”.
 O pontífice da fé destaca que a atualidade é marcada por diversas crises e desafios que podem gerar sentimentos de impotência e desânimo, levando as pessoas a perderem o sentido da vida. Nesse contexto, o Papa reforça a importância de procurar o que é essencial para não se deixar levar pela superficialidade e pelo efêmero. O Santo Padre incentiva os participantes do encontro a buscarem com paixão e entusiasmo aquilo que traz à tona a verdadeira beleza da vida.  Papa ressalta ainda que retornar ao essencial, que é Jesus Cristo, não significa fugir da realidade, mas sim enfrentá-la com coragem e disposição para amar, mesmo quando as circunstâncias são adversas, e expressa seu apreço pelo propósito do Encontro, que busca inspirar os participantes a transformarem suas vidas em instrumentos de amor, misericórdia e compaixão.

Padre Armando Nochetti 
Admi. Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Montalvão. 
Instagram: @sna_armando
Facebook: Armando snz
Informações: Cúria Diocesana (18) 3918-5000
 

Publicidade

Veja também