Geduc em Pirapozinho

GRAZIELA FERNANDES

Marcos Akira Mizusaki, promotor de Justiça, em reunião com autoridades educacionais da cidade

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 27/08/2022
Horário 06:30
Foto: Claudinei Grandizoli

No dia 23, a Divisão Municipal de Educação recebeu o promotor de Justiça do Geduc (Grupo de Atuação Especial de Educação), Dr. Marcos Akira Mizusaki. Em pauta, acompanhamento do retorno às aulas presenciais e discussão dos temas: Busca Ativa e Plano Emergencial de Reforço Escolar. 
Pirapozinho não é a única cidade do Pontal do Paranapanema que integra o calendário de encontros presenciais do Ministério Público para acompanhamento das comissões criadas para enfrentamento das consequências danosas que a pandemia trouxe para a educação dos municípios.

Impactos da pandemia na educação
Para a coluna, o promotor destacou que o impacto é diferenciado entre uma cidade e outra. Uma análise diagnóstica evidencia, segundo Akira ainda, uma estagnação no conhecimento de crianças e adolescentes na região, por perder vínculo com a escola. “Identificamos muitas defasagens, entre elas, crianças que estavam desenvolvendo habilidades motoras ou físicas, por exemplo, foram observados comprometimentos que necessitam inclusive de apoio especializado”, pontuou a autoridade.

Sobre o acompanhamento
Durante a pandemia, o acompanhamento dos trabalhos dessas comissões era online, “agora é o momento de visitar cada cidade”, e esta visita também tem o objetivo de estreitar relações entre o Ministério Público e a sociedade. O promotor destacou o comprometimento dos gestores educacionais na efetivação dos planos de ação. 
“Todos os municípios têm se esforçado muito no que tange à busca ativa e frequência regular destes alunos. No que diz respeito à recuperação pedagógica, as cidades oferecem atividades extracurriculares, projetos em parceria com o governo do Estado ou Sesi”, ressaltou Akira.
Para a dirigente de Educação de Pirapozinho, Vera Cavalli, o encontro na cidade foi um importante momento de discussão e reflexão sobre a proposta pedagógica da escola, a “DME está fazendo sua parte”.

Acompanhamento até o final do ano
O Geduc segue acompanhando estes municípios. Ainda receberão a visita do promotor, as cidades da microrregião de Pirapozinho: Narandiba, Estrela do Norte, Sandovalina e Tarabai. Outros municípios na agenda: Álvares Machado, Indiana, Alfredo Marcondes e Caiabu.
“Nas visitas que estamos fazendo, estamos felizes com os resultados e esforços com pouco recurso, distância entre escolas, haja vista o número de escolas rurais, há um trabalho de excelência em geral dos professores e educadores do Pontal do Paranapanema para resgatar essas crianças e amenizar os danos deste longo período de pandemia”, concluiu Marcos Akira.

Agosto Lilás
Em Sandovalina, mais de 80 autoridades regionais estiveram reunidas para um encontro que marca o Agosto Lilás, mês de combate à violência doméstica. Foi a segunda edição do Encontro Regional de Mulheres da Cidade e do Campo, que teve como tema: superar a violência doméstica em nossos territórios e fortalecer as relações saudáveis.
O evento foi realizado na Emeif e Suplência Monteiro Lobato. Autoridades discutiram mecanismos para combater e minimizar a violência contra as mulheres.

Em Estrela do Norte
Uma caminhada pelas ruas da cidade foi realizada no dia 23. O ato foi organizado pela Divisão de Assistência Social com apoio da Saúde, Meio Ambiente e Polícia Militar. Durante a caminhada, a população recebeu panfletos com orientações para prevenção da violência doméstica.

Divulgação/ AI da Prefeitura de Estrela do Norte

Caminhada marca o Agosto Lilás em Estrela do Norte, microrregião de Pirapozinho

Município Verde Azul
A cidade de Tarabai recebeu esta semana a Certificação de Qualificação II Município VerdeAzul. O Município VerdeAzul é um programa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo que, em parceria com os municípios paulistas, trabalha na elaboração e execução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável. 
O título foi entregue para o prefeito Roque da Farmácia juntamente com a engenheira ambiental, Camila Pinaffi.

Redes Sociais/Roque da Farmácia

Tarabai recebe certificação Município VerdeAzul

Destaque no caratê
Yan Gouveia de Sandovalina venceu a etapa de Londrina do Campeonato Brasileiro de Caratê, no dia 20, garantindo vaga para a grande final em novembro. O atleta integra um projeto desenvolvido pela Prefeitura sob os olhares atentos do sensei Elton Shiratoni e está na final do Brasileiro de Caratê.
O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Caratê. A grande final ocorrerá no mês de novembro.

Cedida/Beto Suniga

Yan Gouveia de Sandovalina na grande final do Campeonato Brasileiro de Caratê

Publicidade

Veja também