Gêmeas siamesas de Piquerobi passam por 2ª cirurgia de separação neste sábado

Alana e Mariah serão assistidas por cerca de 40 profissionais do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto; procedimento deve durar de 8 a 10 horas

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 18/11/2022
Horário 18:57
Foto: Reprodução
Gêmeas siamesas de Piquerobi passam por novo procedimento cirúrgico neste sábado
Gêmeas siamesas de Piquerobi passam por novo procedimento cirúrgico neste sábado

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto (SP) realiza, neste sábado, a segunda cirurgia para separação das irmãs siamesas craniópagas, Alana e Mariah, moradoras de Piquerobi.

De acordo com a unidade, o procedimento foi minuciosamente planejado com exames clínicos, laboratoriais e de imagem de ressonância magnética e tomografia computadorizada, integrados em sistema de realidade virtual, em que os cirurgiões puderam visualizar com óculos especiais a anatomia dos crânios, dos cérebros e os vasos sanguíneos que serão abordados no ato da cirurgia.

Para a separação completa das siamesas, estão previstas, além desta, mais duas cirurgias, que devem ocorrer ao longo do primeiro semestre de 2023.  

As equipes do hospital, que contam com cerca de 40 profissionais de diversas áreas, como neurocirurgia pediátrica, cirurgia plástica, pediatria, radiologia, enfermagem e de apoio, devem iniciar o procedimento às 7 horas da manhã, com estimativa de duração entre 8 e 10 horas.

A equipe multidisciplinar acompanha as meninas desde 2021, quando ainda estavam na barriga da mãe.

Primeira etapa

A primeira etapa do procedimento foi realizada em 6 de agosto deste ano. Cerca de 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros e pessoal de apoio, participaram da cirurgia, que durou 9h30. Na ocasião, foram seccionadas as veias de parte do cérebro que liga as duas meninas.

Publicidade

Veja também