Gestão Comercial EAD da Unoeste está entre os melhores do país

Avaliação é do Guia da Faculdade 2023, que estrelou ainda outros 45 cursos da universidade nas modalidades presencial e a distância, em diversas áreas do conhecimento

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 25/10/2023
Horário 04:12
Foto: Ector Gervasoni
Business School Unoeste também teve vários cursos estrelados na edição Guia da Faculdade 2023
Business School Unoeste também teve vários cursos estrelados na edição Guia da Faculdade 2023

O jornal O Estado de S. Paulo divulgou nesta segunda-feira (23) o resultado do Guia da Faculdade 2023. É a quinta avaliação consecutiva que o Estadão faz juntamente com a startup educacional Quero Educação para classificar com estrelas mais de 18 mil cursos de diversas instituições do ensino superior do Brasil. A Unoeste (Universidade do Oeste Paulista),, que neste ano já havia conquistado o conceito máximo (Nota 5) junto ao MEC (Ministério da Educação), teve 46 cursos estrelados, entre presencial e EAD (ensino a distância), em diversas áreas do conhecimento. O destaque foi para Gestão Comercial EAD que manteve as cinco estrelas que representam excelência. A conquista pelo segundo ano consecutivo – em 2022 já havia garantido a quantidade máxima de estrelas – coloca o curso entre os dois melhores EAD do Brasil.

Utilizando uma metodologia conhecida como "avaliação por pares", o Guia da Faculdade 2023 analisou a qualidade de mais de 18 mil cursos superiores em todo o país. Nesse processo, a equipe avaliadora atuou como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior. Tudo isso a partir de abril, quando os coordenadores de cada curso avaliado receberam um questionário para apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: corpo docente, para que fosse analisado o perfil dos professores vinculados ao curso e dados quantitativos; projeto didático-pedagógico, por meio do qual as características da proposta de ensino do curso são analisadas; e infraestrutura, onde espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos também são considerados.

O questionário preenchido por cada coordenador serviu de base para os avaliadores emitirem suas notas para os cursos. Neste ano, foram mais de 10 mil coordenadores e professores do ensino superior que se cadastraram voluntariamente para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. Estes docentes foram acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual atuam.

O pró-reitor Acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste, não tem dúvidas de que o bom desempenho da instituição na edição 2023 do Guia da Faculdade resulta de um esforço conjunto que é de todos.  “As conquistas das estrelas pelos nossos cursos, nas modalidades presencial e EAD, refirmam o trabalho sério e o comprometimento da Unoeste com uma educação inovadora e transformadora! Tivemos cursos em diferentes áreas do conhecimento avaliados, em sua maioria com 5 e 4 estrelas. Para a Unoeste é motivo de muito orgulho. Gostaria aqui de agradecer à Reitoria, aos coordenadores dos cursos, aos nossos alunos e demais colaboradores da Família Unoeste por mais esse resultado. Estamos comemorando um ano de vitórias com todas as avaliações do MEC para nossos cursos e para a nossa instituição, sendo reconhecida mais uma vez também pelo Guia da Faculdade, sendo coroada pelas principais organizações externas como uma universidade que caminha em constante evolução”, destacou.

Gestão Comercial EAD 5 estrelas

O coordenador do curso de Gestão Comercial EAD, Dr. Wilson Roberto Lussari, comemorou o feito, porque acredita que está ocorrendo uma maior competição na avaliação dos cursos pelo Guia da Faculdade, seja pelas instituições, seja no processo de avaliação. “A chancela de uma instituição independente denota credibilidade ao público em geral. De nossa parte, procuramos manter a total transparência de informações fornecidas, realçando que também fomos objeto de avaliação de reconhecimento do curso com conceito 5 e renovação do reconhecimento do EAD com conceito 5. Realçamos também o vínculo do curso com o ensino, pesquisa e extensão, bem como atualizações pedagógicas relevantes, como a curricularização no curso e práticas inovadoras”, detalhou.

Dr. Wilson Roberto Lussari, coordenador do curso de Gestão Comercial EAD que obteve a quantidade máxima de estrelas na avaliação

Sobre obter o mesmo resultado pelo segundo ano consecutivo, ele disse que havia sim a esperança de que as cinco estrelas fossem mantidas, mas que a conquista não era uma certeza absoluta. “A avaliação depende da consistência de informações detalhadas, bem como do olhar do avaliador diante das informações fornecidas e de sua própria experiência em avaliar um mesmo curso de diferentes instituições. Assim, nada garante que uma boa avaliação hoje garanta o resultado no ano que vem. Parafraseando o ex-técnico Bernardinho, da seleção de vôlei, a conquista de hoje comemoramos. Amanhã todos voltam a ter zero pontos e buscam competir pelo título, exigindo de todos o seu melhor empenho e determinação”, comparou ele.

Por fim, ele ainda acrescentou o que significa as 5 estrelas para toda a equipe do curso que se desdobrar para oferecer o melhor ao aluno. “Para a coordenação é a crença de estar no caminho certo; para os professores é o coroamento de um trabalho constante e consistente em oferecer seu melhor talento e conhecimento; para os alunos é a confirmação de terem feito uma excelente escolha, tanto profissional, como institucional. Para a Unoeste é uma penta confirmação: um curso com dois cincos pelo Guia da Faculdade, um cinco pelo reconhecimento do MEC, um cinco pela renovação do EAD pelo MEC, e um cinco pela renovação da universidade pelo MEC”.

Cursos bem avaliados

Chama a atenção também nesta edição a quantidade considerável de cursos da Unoeste que obtiveram 4 estrelas que representam a classificação “muito bom”: 34 no total, ou seja, 72,34% dos cursos avaliados. Entre eles, a Medicina que manteve a mesma quantidade de estrelas que já haviam sido conquistadas na edição de 2022. Importante lembrar que nos últimos anos essa graduação expandiu para as regiões de Jaú e Guarujá, que também estão ampliando suas opções de graduações nas modalidades presencial e a distância.   

Para Roberta Brinholi Victorino, aluna do 6º termo de Medicina em Prudente e presidente do Diretório Acadêmico Dr. José Hamilton do Amaral, a manutenção das quatro estrelas se deve a qualidade e ao comprometimento do corpo docente, bem como a estrutura diferenciada do curso. “É com muita alegria que recebemos essa notícia de que estamos bem qualificados no Guia da Faculdade. Nós, do Diretório Acadêmico, com certeza sabemos o quanto nossa faculdade possui uma infraestrutura de excelência e professores ótimos, sempre com vontade de ensinar e auxiliar-nos para sermos médicos bem-preparados. Temos muito orgulho de estudar nessa universidade e fazer parte dessa história”, elogiou ela.

Confira todos os cursos estrelados

Foram classificados com 4 estrelas, avaliação considerada “muito boa”, os cursos presenciais de Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Design Gráfico, Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Estética e Cosmética, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Gestão Comercial, Marketing, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição Odontologia, Pedagogia (licenciatura), Psicologia, Radiologia, Sistemas de Informação e Zootecnia.

Na modalidade EAD, receberam 4 estrelas os cursos de Design de Interiores, Gestão de Tecnologia da Informação, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

Também foram estrelados na modalidade presencial os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Social (Jornalismo), Direito, Educação Física (licenciatura) e Engenharia Civil; e na modalidade Educação a Distância os cursos de Administração, Design de Moda, Design Gráfico, Gestão de Qualidade, Gestão Hospitalar e Pedagogia (licenciatura).

Fotos: Ector Gervasoni

Agronomia está entre os cursos classificados com 4 estrelas: avaliação considerada “muito boa”

Medicina Veterinária está entre os cursos classificados com 4 estrelas no Guia da Faculdade 2023

Gastronomia está entre os cursos classificados com 4 estrelas no Guia da Faculdade 2023

Medicina está entre os cursos classificados com 4 estrelas no Guia da Faculdade 2023

Pedagogia está entre os cursos classificados com 4 estrelas no Guia da Faculdade 2023

Zootecnia está entre os cursos classificados com 4 estrelas no Guia da Faculdade 2023

Publicidade

Veja também