Ginásio Watal Ishibashi sedia abertura dos Jori

A Semepp fez os últimos ajustes no local da abertura hoje [ontem], assim como nas escolas que estão recebendo as delegações.

Esportes - Jean Ramalho

Data 29/08/2013
Horário 15:43
 

Com a presença confirmada da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, será realizada hoje a abertura oficial da 17ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori). A solenidade está prevista para ocorrer a partir das 10h, no Ginásio de Esportes Watal Ishibashi, no Jardim Aviação, em Presidente Prudente, com a participação dos 35 municípios inscritos. Por sua vez, as disputas começam às 14h, com 17 apresentações de coreografia, no mesmo local da abertura.

Jornal O Imparcial Idosos, ontem, faziam a primeira refeição nos alojamentos; serão quatro dias de partidas

Organizada pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Selj) e pelo Fussesp, em parceria com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social, da Educação e da Saúde, a competição teve início ontem, com a chegada dos membros do Comitê Dirigente e das delegações, e segue até 1º de setembro.

Cerca de 1,2 mil homens e mulheres com idade superior a 60 anos devem participar dos confrontos, que envolvem 14 modalidades, que são elas: coreografia, vôlei adaptado, bocha, malha, truco, buraco, damas, xadrez, natação, dança de salão e baile, tênis de campo, tênis de mesa e atletismo.

Além da primeira-dama estadual, a cerimônia de abertura contará com a presença de autoridades locais e regionais, assim como da população local, que deve ocupar grande parte dos quatro mil lugares do Ginásio de Esportes. Conforme a Secretaria de Esportes da cidade (Semepp), por meio da titular Maria Cristina Borges Madeiral Netto, Tute, a expectativa é de uma grande festa, que deve ficar "marcada para a história do evento". "Está quase tudo pronto. A Semepp fez os últimos ajustes no local da abertura hoje , assim como nas escolas que estão recebendo as delegações. Portanto, a expectativa é de um grande evento esportivo", pontua Tute.

 

Programação da festa


Dos 1,2 mil atletas envolvidos nas disputas pelas 35 cidades integrantes da Delegacia Regional de Esportes e Lazer (Drel) – 9ª região –, apenas cinco de cada delegação desfilarão na abertura oficial dos Jogos. Com exceção para a cidade-sede, que entrará com todos seus 138 competidores inscritos.

A concentração das delegações está programada para ocorrer a partir das 9h30, entretanto, um dos pontos altos da festa promete ser as apresentações com os grupos de dança da melhor idade, Shaia Zurah (dança do ventre), Vidas Dançantes e Alegria de Viver, além do grupo de street dance, Ruas de Fogo, todos vinculados a Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

O juramento do atleta será proferido pelo nadador prudentino Euro de Oliveira Mello, de 86 anos, da equipe Master Prudente, enquanto que a pira olímpica será acesa pela jogadora Ana Maria Senna, 62 anos, do time de vôlei adaptado da Semepp. Sobre a responsabilidade de representar todos os 1,2 mil atletas no juramento, Euro Mello se mostrou realizado. "Sensação excepcional, primeiro por representar Prudente, essa cidade que tanto amo. Segundo por fazer parte dessa geração que está ensinando os mais novos como se vive. Com qualidade de vida, praticando esportes e esbanjando saúde", afirma o nadador.

 

 

SAIBA MAIS

INTENSAS DISPUTAS


Centralizadas em nove praças esportivas espalhadas pela capital da Alta Sorocabana, as disputas dos Jogos Regionais do Idoso (Jori) começam hoje, a partir das 14h, com as apresentações de coreografia. Amanhã, a partir das 8h30, estreiam as demais modalidades. A competição vale vaga para os Jogos Abertos do Idoso (JAI), que ocorrem de 27 de novembro a 1º de dezembro, em Santos. Para esta etapa, se qualificam os dois primeiros colocados em cada modalidade, categoria, classe e grupo dos Jori.

Publicidade

Veja também