Giovana dos Santos avança à semifinal no Quênia

Velocista prudentina quase ficou de fora do Campeonato Mundial Sub-18 de Atletismo, na última hora, mas segue na busca pelo pódio na competição africana

Esportes - PAULO TAROCO

Data 13/07/2017
Horário 17:46

O atletismo de Presidente Prudente poderá, muito em breve, ser palco de mais uma história de superação por meio da dedicação dos atletas locais. Representante da equipe brasileira na 10ª edição do Campeonato Mundial Sub-18 de Atletismo, que começou ontem e vai até domingo, em Nairóbi, no Quênia, a velocista prudentina da equipe Apan/Semepp/FCTE, Giovana Rosália dos Santos, garantiu vaga à semifinal na prova dos 400 metros livres, durante as eliminatórias realizadas na madrugada de ontem, pelo horário de Brasília (DF), no período da manhã pelo horário queniano, que possui uma diferença de seis horas com relação ao brasileiro. A prova da semifinal está marcada para hoje, às 12h15 no horário de Brasília.

Na prova eliminatória, Giovana dos Santos obteve a segunda colocação com o tempo de 54s29, quebrando o próprio recorde, que era de 54s95. Com o resultado, ela assegurou também o segundo melhor tempo da prova na competição até aqui.

 

Jornal O Imparcial

Foto: ArquivoAtleta obteve a 2º colocação nas eliminatórias, com o tempo de 54s29

 

Mas não somente de alegrias se resume a história da atleta prudentina, treinada pelo ex-velocista Inaldo Sena. Como noticiou O Imparcial no último dia 7, a atleta participou no último final de semana, antes do embarque para o Quênia, de uma etapa do Mundial Escolar da categoria, na Itália, que foi usado como teste e preparação final para as provas em Nairóbi. Entretanto, devido a maratona, a prudentina acabou perdendo o voo com destino à África, no último domingo, o que fez com que a comissão técnica brasileira cogitasse desliga-la da delegação que participa do Mundial.

Porém o problema foi solucionado depois que Giovana dos Santos finalmente conseguiu embarcar em um voo regular até o continente africano, com uma escala na Ásia. “Fui um pouco criticado por inscrevê-la na competição italiana, às vésperas do Mundial no Quênia. Mas é necessário entender que isso faz parte da rotina do atleta, ela passará muito por isso. Era necessário pra ela, agregar essa experiência em competições internacionais e quebrar o gelo”, considera o técnico.

O treinador prudentino também avaliou as perspectivas de pódio de sua atleta, mesmo diante do cenário de uma competição mundial, que, em tese, conta com participantes de alto nível. Outro fator que preocupa é o calor típico do país, além do cansaço devido a maratona enfrentada pela atleta. “A Giovana está bem adaptada ao calor, pois em Prudente normalmente é muito quente. Na Itália ela também estava no calor. As demais dificuldades ela entende também, que isso faz parte da rotina de um grande atleta e cada competição tem sua história. Ela tem potencial sim para chegar ao pódio”, avalia.

Publicidade

Veja também