O Governo do Estado de São Paulo, sem apresentar justificativas, oficializou, através de representantes legais, responsáveis pela organização, o cancelamento da 1ª Corrida e Caminhada da Solidariedade – Roupa Boa a Gente Doa, que ocorreria neste domingo, no Parque do Povo, em Presidente Prudente, às 8h.

Tute disse que inscritos podem procurar o local onde confirmou participação para resgatar doação
O evento, que tem como organizadores a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em conjunto com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Selj), em parceira com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, seria a segunda etapa de uma série de cinco, que teve início no último domingo, em São José do Rio Preto. Em Prudente, a organização da empreitada estava sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes (Semepp) e Fundo Social de Solidariedade.
De acordo com a secretária municipal de Esportes, Maria Cristina Borges Madeiral Netto, Tute, que também não foi informada pelo motivo do cancelamento, todas as etapas restantes, que estavam marcadas para o dia 24 deste mês, em Bauru (terceira), 7 de abril, em Santos (quarta), e a quinta e última, em 14 de abril, na capital paulista, foram anuladas. "Recebemos apenas a oficialização de que os eventos estavam cancelados, sem a apresentação dos motivos, nem de possíveis datas futuras para a realização", frisa Tute.
Procurada pela reportagem, a Delegacia Regional de Esporte e Lazer (DREL), de Prudente, representante da Selj na região, também não soube informar o motivo do cancelamento. Por sua vez, o Fundo de Solidariedade Estadual, através de sua Assessoria de Imprensa, relatou que "a organização das provas estava sob responsabilidade da Defesa Civil e da Selj, e que apenas receberia as doações provenientes das inscrições dos eventos". A reportagem procurou a Assessoria de Imprensa da Defesa Civil Estadual para prestar esclarecimentos, por volta das 19h40 de ontem, porém, foi comunicada de que o expediente da mesma foi encerrado às 18h.
Resgate da doação
Questionada sobre a situação das pessoas que já efetuaram sua inscrição na prova – teria a corrida de 5 quilômetros (km) e caminhada com percurso de 3 km –, que previa a doação de uma peça de roupa em bom estado de conservação, Tute afirmou que, caso o inscrito se sinta prejudicado, o mesmo deve procurar o local onde se inscreveu para resgatar o agasalho.
"Caso contrário, encaminharemos as peças ao Fundo Social de Solidariedade do município para que seja revertida à Campanha do Agasalho, que era o objetivo principal do evento", pontua a secretária municipal de Esportes. Os participantes receberiam uma camiseta, um
kit lanche, além de
chip com cronômetro para ser colocado no calçado. A premiação seria uma medalha a todos os participantes, mais troféus aos cinco primeiros colocados no masculino e feminino.
A retirada do
kit estava agendada para este sábado, das 8h às 17h, e no domingo antes da prova, na tenda que seria montada na Avenida 14 de Setembro, defronte ao Colégio Poliedro (área da antiga fábrica da calçados Furlanetto), local de saída da caminhada e da corrida, caso fossem realizadas.
SERVIÇO LOCAIS DISPONÍVEIS
Antes do cancelamento da segunda etapa da 1ª Corrida e Caminhada da Solidariedade – Roupa Boa a Gente Doa, três pontos em Presidente Prudente recebiam as inscrições e as doações. São eles: Fundo Social de Solidariedade (defronte a Casa do Médico, no Parque do Povo), sede da Secretaria Municipal de Esportes (Semepp), no Centro Olímpico e a sede da Delegacia Regional de Esporte e Lazer (DREL), localizada na Rua Júlio Prestes, 1.120, na Vila Dubus.