Grande oeste paulista

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 03/12/2020
Horário 03:35

O deputado estadual Ed Thomas (PSB), prefeito eleito de Presidente Prudente, falando a esta coluna, assegurou que seu intento é o de sempre citar sua cidade como a grande Presidente Prudente. Como sempre foi um defensor do oeste do Estado, ele afirma que como prefeito da cidade-sede da região procurará aproximar todos os eleitos, nos Executivos e Legislativos para formar uma força física e nada rotulada para buscar o crescimento da região como um todo, a denominando informalmente de a grande oeste paulista.

União

Ed Thomas, que sempre teve uma preocupação com a região, mesmo como prefeito de Prudente vai estar sempre em contato com todos os municípios, pois, somente assim, será possível assegurar em bom tom que a “grande oeste paulista” vai continuar forte. Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanem), Umas (União dos Municípios da Alta Sorocabana), Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista), todas têm força e, trabalhando juntas, terão mais força ainda. Como tem amigos em todos os municípios, Ed Thomas terá facilidade em aproximá-los com a sede da região, o que é muito bom para todos. Alguns eleitos já aprovaram a ideia do deputado.

Atletismo

Ocorreu no último sábado, na cidade de Indaiatuba (região de Campinas), a primeira etapa do Brasileiro de Ultramaratona de Atletismo, onde o atleta adamantinense Marcelo Henrique Rocha foi o grande campeão. A competição é uma prova pedestre de longa duração, em percurso de asfalto. Após 33 voltas no circuito, e vencer, o atleta adamantinense também fez índice para o mundial que ocorrerá na Croácia, em 2021, onde defenderá a seleção brasileira, na modalidade.

“Falta de apoio”

O atleta adamantinense falou sobre a “falta de apoio” oficial, e comemorou a vitória. “Estou muito feliz com o título inédito”, disse. “Mesmo sem apoio, pude levar o nome de nosso município ao lugar mais alto do pódio”, destacou. Segundo os organizadores, participaram das provas, em Indaiatuba, atletas profissionais e amadores. Marcelo Rocha ressaltou que o resultado, nesta competição, recoloca o atletismo local em posição de destaque. “Agora estamos novamente no cenário mundial do atletismo, onde nunca deveríamos ter saído”, orgulha-se. “O atletismo é um esporte emocionante, na qual temos que ver com melhores olhos para a modalidade, que anda esquecida no município", observou.

Radares

Os equipamentos de radares fixos instalados ao longo da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), agora sob concessão da Eixo SP, foram removidos pelo DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo). Segundo a Eixo SP, a retirada atende os termos do contrato de concessão. A concessionária informou em nota que, desde junho, quando do início da concessão, são desenvolvidos “estudos técnicos para o apontamento de localização de radares no trecho de concessão, antes sob administração do departamento estadual”. A Eixo SP informou também que não há previsão de quanto tempo o trecho da via ficará descoberto pela fiscalização eletrônica de velocidade, e não há decisão, ainda, se haverá mudanças nos locais dos equipamentos, ou se serão reinstalados nas mesmas localizações.

Internet

O maior provedor de internet da Nova Alta Paulista, a ABCRede, com sede em Tupi Paulista, presente em todos os municípios de Pacaembu a Brasilândia (MS), implantou sua rede própria de cabos óticos nos municípios por ele atendido. Para beneficiar seus usuários já está em fase final de colocação também de fibra ótica em todos os condomínios existentes às margens do Rio Paraná no município de Pauliceia. Segundo o diretor presidente Nelson Miralha, os próximos condomínios a serem beneficiados serão os do município de Panorama, completando toda a costa daquele rio. A empresa, que também atende o distrito de Campinal, em Presidente Epitácio, já implantou a rede de fibra ótica naquela comunidade.

Fontes

Algumas das informações desta coluna são oferecidas por colegas jornalistas que procuram com idoneidade divulgar notas de interesse da região.

Veja também