Grêmio encara maratona pelo Sub-11 e Sub-13

TABELA Com a falta de equipes da região, time percorrerá mais de 2,3 mil quilômetros na primeira fase

Esportes - PAULO TAROCO

Data 05/05/2017
Horário 16:13
 

A FPF (Federação Paulista de Futebol) divulgou nesta semana a tabela dos jogos do Campeonato Paulista das categorias Sub-11 e Sub-13 de 2017. Único representante da região, o Grêmio Prudente está na chave 1, ao lado de Batatais, Botafogo (SP), Catanduvense, Comercial, Marília, Penapolense e Votuporanguense. A estreia da equipe gremista está marcada para o dia 21 deste mês, contra o Comercial, de Ribeirão Preto, em rodada dupla a partir das 9h, no Estádio Municipal Caetano Peretti, em Presidente Prudente. Primeiro, entra em campo a garotada do sub-11, às 9h. Na sequência, às 10h30, é a vez dos garotos do sub-13.

Jornal O Imparcial Equipe sub-13 do Grêmio em preparação para estreia contra o Comercial

A primeira fase dos campeonatos das categorias de base da FPF costuma ser regionalizadas, porém, devido à ausência das equipes da região, o Grêmio Prudente se prepara para uma verdadeira maratona de viagens na primeira fase de classificação. Tudo isso porque a cidade mais próxima de Prudente é Penápolis, sede da Penapolense, há cerca de 180 quilômetros.

Para 2017, a categoria sub-11 vem com duas novidades. A FPF decidiu reduzir as dimensões do gramado e as equipes contarão com oito jogadores titulares de linha e não mais dez, além do goleiro. O treinador da equipe sub-11 do Grêmio, Benedito de Souza Miranda, Souzinha falou sobre o planejamento e expectativas da equipe para o campeonato. "Remontamos a equipe, pois quase todos os atletas estouraram a idade e foram para o sub-13. Com isso, optamos em dar oportunidades aos atletas de escolinhas da cidade e da região. É um trabalho difícil, de paciência, até pela idade dos garotos. Mas é um time com potencial", afirma.

Sobre as mudanças, o treinador mostrou-se na dúvida sobre o que esperar, entretanto, ressaltou a opinião pessoal de desaprovação das medidas. "Ainda é cedo para dizer se serão boas ou ruins. Mas acredito que, para o treinador, não foram boas, pois muda todo padrão e estrutura normal de jogo. Acredito que nem para os garotos foram boas", explica Souzinha.

O treinador da equipe sub-13, Sidney da Silva, Ney, ressalta, além da distância, a tradição das equipes participantes, fortes concorrentes no campeonato. "Infelizmente, pela ausência de equipes da região, enfrentaremos longas distâncias, o que antes só acontecia na segunda fase. Além de enfrentarmos equipes de muita camisa e tradição. Mas entraremos para vencer, mesmo sabendo das dificuldades", afirma Ney.

As quatro melhores equipes da chave avançam para a segunda fase, onde ocorrerão as oitavas de finais e os mata-matas da competição. A final está prevista para o dia 26 de novembro para ambas as categorias.

 

Veja também