Grêmio Prudente busca “digerir” São José e continuar escrevendo sua história no futebol paulista 

Bola rola às 19h deste sábado no Estádio Martins Pereira; Fesan ressalta condições do Carcará vencer o jogo e Costa fala em fator casa a favor da Águia Azul 

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 29/09/2023
Horário 18:12
Foto: Caio Gervazoni
Grêmio treinou na noite de terça no Prudentão antes da viagem para decisão no Martins Pereira
Grêmio treinou na noite de terça no Prudentão antes da viagem para decisão no Martins Pereira

Neste sábado, às 19h, no segundo capítulo de 90 minutos da semifinal da Copa Paulista, o Grêmio Prudente vai a campo em busca de continuar escrevendo sua história de ascensão no futebol estadual. O Gavião Carcará tem a missão de “digerir” o indigesto São José na casa do adversário, no Estádio Martins Pereira, para alçar voos ainda maiores, tendo uma competição nacional em seu radar.

Com a disputa da semifinal empatada em 1 a 1 nos primeiros 90 minutos e um retrospecto de igualdade nos confrontos entre São José e Grêmio Prudente nesta temporada, a peleja por uma vaga na final da Copa Paulista pode ser decidida na marca da cal caso o empate prevaleça novamente na noite deste sábado em São José dos Campos.  

As equipes que vão a cancha do Martins Pereira devem ser as mesmas que começaram a partida no sábado passado no Estádio Paulo Constantino, Prudentão:

O quadro gremista deverá ter um 5-4-1 com: Luiz no gol; Félix, Lucas Costa e Rafael Milhorim na trinca defensiva; Leocovick e Compri pelos flancos do campo; Matheus Teta, Rafael Potiguar, Rodrigo e Jonatha na composição da “meiuca”; e Maranhão de centroavante. 

O 11 inicial do São José deve ser composto em um 4-3-3 com: Luis Augusto no gol; Caio Cesár e Abreu na dupla de zaga; Rafael Verrone e Leonardo pelas laterais; Pedro Favela, Rodrigo Andrade e Nicholas no meio de campo; Serafim e Gustavo Nicola pelos lados e Rafael Tanque no centro do ataque.

“Temos condições de ganhar o jogo"

Na terça-feira, no Prudentão, antes do último treino do Carcará em Presidente Prudente que antecedeu a viagem para decisão, o treinador Ademir Fesan frisou que o time está vivo na disputa, que continua aberta, e tem, sim, a possibilidade de vencer o rival no Martins Pereira, que deve estar lotado na noite deste sábado. “A gente sabe da dificuldade que vai ter, do estádio, que é bem complicado jogar lá, não só pela atmosfera, mas também pela forte equipe que é o São José, mas sabendo que temos, sim, condições para ganhar o jogo”, indicou o comandante do Carcará.  

Fesan também pontuou o equilíbrio entre as equipes ao longo da temporada e lembrou que a derrota em São José dos Campos na decisão do acesso veio num momento em que o Grêmio Prudente já estava no modo total de ataque já na parte final do segundo tempo. 

O técnico também ressaltou que o Carcará vai para, além de conquistar a vaga, quebrar o tabu de ainda não ter superado o São José. “Realmente é um confronto muito equilibrado. Acho que isso mostra não somente a qualidade das equipes, mas o bom trabalho desenvolvido fora de campo, nos projetos de São José e Grêmio Prudente, e também com dois treinadores que conhecem bem suas equipes, então, é lógico que a gente quer ganhar o jogo pela conquista da vaga, mas também para quebrar este tabu”. 

O zagueiro Rafael Milhorim também falou com a imprensa e comentou que o Carcará, desde a semana passada, tem treinado a defesa nas jogadas de bola parada para neutralizar a principal arma ofensiva do São José. “No jogo contra o Marília eles fizeram quatro gols dessa forma. Infelizmente, em um vacilo nosso, a gente acabou tomando um gol de bola parada, mas tenho certeza que o Fesan está trabalhando para inibir esta jogada deles e a gente fazer um grande jogo”, pontuou o defensor, que chegou no decorrer da Copa Paulista e assumiu a titularidade da zaga com a saída de Eduardo Biazus.   

Fator Martins Pereira como diferencial

Em entrevista à reportagem de O Imparcial, o treinador do São José, Ricardo Costa, também ressaltou o equilíbrio entre as equipes no primeiro duelo da semifinal e pontuou que o calor atrapalhou a qualidade do espetáculo no segundo tempo. “É um jogo que já se mostrou ser muito igual. A primeira partida foi muito nivelada, com as duas equipes procurando ser agressivas nos momentos certos”. 

Costa disse que fator casa será o diferencial para lançar o São José em busca da vitória. “Acho que o calor atrapalhou um pouco na intensidade das equipes, mas tem tudo para ser um outro grande jogo, a gente sabe da dificuldade que vai ser, mas vamos usar o fator casa, nossa torcida já veio comprando os ingressos durante a semana, sabemos que vamos ter um público muito bom, acho que isso vai nos ajudar e apoiar a fazer um bom jogo, sempre buscando a vitória”, pontuou o comandante da Águia Azul, que vem treinando pênaltis desde a semana que antecedeu o duelo do jogo de volta das quartas de final contra o Marília. 

Retrospecto de igualdade

 Em seis jogos entre Grêmio Prudente e São José nesta temporada, foram cinco empates e uma vitória da Águia Azul. O Carcará anotou quatro gols e sofreu cinco do adversário. 
No primeiro confronto, na 2ª rodada da 1ª fase da Série A3, no dia 25 de janeiro, a comissão técnica das equipes não tinha os atuais treinadores Ademir Fesan e Ricardo Costa. Naquela ocasião, Max Sandro estava à frente da Águia Azul e Marcos Campagnollo comandava o Carcará. Confira o retrospecto:

•    São José 1 x 1 Grêmio Prudente na 2ª rodada da 1ª fase da Série A3, no dia;
•    Grêmio Prudente 2 x 2 São José na 3ª rodada da 2ª fase da Série A3, no dia; 
•    São José 0 x 0 Grêmio Prudente na 4ª rodada da 2ª fase da Série A3, no dia;
•    Grêmio Prudente 0 x 0 São José no 1º jogo da semifinal da Série A3, no dia;
•    São José 1 x 0 Grêmio Prudente no 2º jogo da semifinal da Série A3, no dia ;
•    Grêmio Prudente 1 x 1 São José no 1º jogo da semifinal da Copa Paulista; 

Ficha Técnica 
Competição: Copa Paulista 2023 – Mata-mata: 2º jogo da semifinal;
Local: Estádio Martins Pereira, São José dos Campos (SP);
Data e horário: 30/09/2023, às 19h. 

Equipe de arbitragem: árbitro João Vitor Gobi; árbitro assistente 1 Daniel Paulo Ziolli; árbitro assistente 2 Raphael de Albuquerque Lima; quarto árbitro Michel de Camargo; quinto árbitro Denis Matheus Afonso Ferreira; árbitro de vídeo Thiago Duarte Peixoto; assistente VAR Vitor Carmona Metestaine; observador VAR Carlos Augusto Nogueira Junior; operador de replay Raul Holanda.

Transmissão: Canal Futebol Paulista no YouTube  (https://www.youtube.com/watch?v=Xufsk7r9K0U);  Rádio 101 FM e Canal Resenhando com Cid Jr no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=CYa_6SHNYDM).


Grêmio Prudente: Luiz; Compri, Félix, Lucas Costa e Leocovick; Matheus Silva, Rafael Potiguar, Rodrigo e Jonatha; Maranhão. Técnico: Ademir Fesan.

São José: Luis Augusto; Caio Cesár, Abreu, Rafael Verrone e Leonardo; Pedro Favela, Rodrigo Andrade e Nicholas; Serafim, Rafael Tanque e Gustavo Nicola. Técnico: Ricardo Costa.



 

Publicidade

Veja também