Neste sábado, às 19h, no segundo capítulo de 90 minutos da semifinal da Copa Paulista, o Grêmio Prudente vai a campo em busca de continuar escrevendo sua história de ascensão no futebol estadual. O Gavião Carcará tem a missão de “digerir” o indigesto São José na casa do adversário, no Estádio Martins Pereira, para alçar voos ainda maiores, tendo uma competição nacional em seu radar.
Com a disputa da semifinal empatada em 1 a 1 nos primeiros 90 minutos e um retrospecto de igualdade nos confrontos entre São José e Grêmio Prudente nesta temporada, a peleja por uma vaga na final da Copa Paulista pode ser decidida na marca da cal caso o empate prevaleça novamente na noite deste sábado em São José dos Campos.
As equipes que vão a cancha do Martins Pereira devem ser as mesmas que começaram a partida no sábado passado no Estádio Paulo Constantino, Prudentão:
O quadro gremista deverá ter um 5-4-1 com: Luiz no gol; Félix, Lucas Costa e Rafael Milhorim na trinca defensiva; Leocovick e Compri pelos flancos do campo; Matheus Teta, Rafael Potiguar, Rodrigo e Jonatha na composição da “meiuca”; e Maranhão de centroavante.
O 11 inicial do São José deve ser composto em um 4-3-3 com: Luis Augusto no gol; Caio Cesár e Abreu na dupla de zaga; Rafael Verrone e Leonardo pelas laterais; Pedro Favela, Rodrigo Andrade e Nicholas no meio de campo; Serafim e Gustavo Nicola pelos lados e Rafael Tanque no centro do ataque.
Na terça-feira, no Prudentão, antes do último treino do Carcará em Presidente Prudente que antecedeu a viagem para decisão, o treinador Ademir Fesan frisou que o time está vivo na disputa, que continua aberta, e tem, sim, a possibilidade de vencer o rival no Martins Pereira, que deve estar lotado na noite deste sábado. “A gente sabe da dificuldade que vai ter, do estádio, que é bem complicado jogar lá, não só pela atmosfera, mas também pela forte equipe que é o São José, mas sabendo que temos, sim, condições para ganhar o jogo”, indicou o comandante do Carcará.
Fesan também pontuou o equilíbrio entre as equipes ao longo da temporada e lembrou que a derrota em São José dos Campos na decisão do acesso veio num momento em que o Grêmio Prudente já estava no modo total de ataque já na parte final do segundo tempo.
O técnico também ressaltou que o Carcará vai para, além de conquistar a vaga, quebrar o tabu de ainda não ter superado o São José. “Realmente é um confronto muito equilibrado. Acho que isso mostra não somente a qualidade das equipes, mas o bom trabalho desenvolvido fora de campo, nos projetos de São José e Grêmio Prudente, e também com dois treinadores que conhecem bem suas equipes, então, é lógico que a gente quer ganhar o jogo pela conquista da vaga, mas também para quebrar este tabu”.
O zagueiro Rafael Milhorim também falou com a imprensa e comentou que o Carcará, desde a semana passada, tem treinado a defesa nas jogadas de bola parada para neutralizar a principal arma ofensiva do São José. “No jogo contra o Marília eles fizeram quatro gols dessa forma. Infelizmente, em um vacilo nosso, a gente acabou tomando um gol de bola parada, mas tenho certeza que o Fesan está trabalhando para inibir esta jogada deles e a gente fazer um grande jogo”, pontuou o defensor, que chegou no decorrer da Copa Paulista e assumiu a titularidade da zaga com a saída de Eduardo Biazus.
Em entrevista à reportagem de O Imparcial, o treinador do São José, Ricardo Costa, também ressaltou o equilíbrio entre as equipes no primeiro duelo da semifinal e pontuou que o calor atrapalhou a qualidade do espetáculo no segundo tempo. “É um jogo que já se mostrou ser muito igual. A primeira partida foi muito nivelada, com as duas equipes procurando ser agressivas nos momentos certos”.
Costa disse que fator casa será o diferencial para lançar o São José em busca da vitória. “Acho que o calor atrapalhou um pouco na intensidade das equipes, mas tem tudo para ser um outro grande jogo, a gente sabe da dificuldade que vai ser, mas vamos usar o fator casa, nossa torcida já veio comprando os ingressos durante a semana, sabemos que vamos ter um público muito bom, acho que isso vai nos ajudar e apoiar a fazer um bom jogo, sempre buscando a vitória”, pontuou o comandante da Águia Azul, que vem treinando pênaltis desde a semana que antecedeu o duelo do jogo de volta das quartas de final contra o Marília.
Em seis jogos entre Grêmio Prudente e São José nesta temporada, foram cinco empates e uma vitória da Águia Azul. O Carcará anotou quatro gols e sofreu cinco do adversário.
No primeiro confronto, na 2ª rodada da 1ª fase da Série A3, no dia 25 de janeiro, a comissão técnica das equipes não tinha os atuais treinadores Ademir Fesan e Ricardo Costa. Naquela ocasião, Max Sandro estava à frente da Águia Azul e Marcos Campagnollo comandava o Carcará. Confira o retrospecto:
• São José 1 x 1 Grêmio Prudente na 2ª rodada da 1ª fase da Série A3, no dia;
• Grêmio Prudente 2 x 2 São José na 3ª rodada da 2ª fase da Série A3, no dia;
• São José 0 x 0 Grêmio Prudente na 4ª rodada da 2ª fase da Série A3, no dia;
• Grêmio Prudente 0 x 0 São José no 1º jogo da semifinal da Série A3, no dia;
• São José 1 x 0 Grêmio Prudente no 2º jogo da semifinal da Série A3, no dia ;
• Grêmio Prudente 1 x 1 São José no 1º jogo da semifinal da Copa Paulista;
Ficha Técnica
Competição: Copa Paulista 2023 – Mata-mata: 2º jogo da semifinal;
Local: Estádio Martins Pereira, São José dos Campos (SP);
Data e horário: 30/09/2023, às 19h.
Equipe de arbitragem: árbitro João Vitor Gobi; árbitro assistente 1 Daniel Paulo Ziolli; árbitro assistente 2 Raphael de Albuquerque Lima; quarto árbitro Michel de Camargo; quinto árbitro Denis Matheus Afonso Ferreira; árbitro de vídeo Thiago Duarte Peixoto; assistente VAR Vitor Carmona Metestaine; observador VAR Carlos Augusto Nogueira Junior; operador de replay Raul Holanda.
Transmissão: Canal Futebol Paulista no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Xufsk7r9K0U); Rádio 101 FM e Canal Resenhando com Cid Jr no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=CYa_6SHNYDM).
Grêmio Prudente: Luiz; Compri, Félix, Lucas Costa e Leocovick; Matheus Silva, Rafael Potiguar, Rodrigo e Jonatha; Maranhão. Técnico: Ademir Fesan.
São José: Luis Augusto; Caio Cesár, Abreu, Rafael Verrone e Leonardo; Pedro Favela, Rodrigo Andrade e Nicholas; Serafim, Rafael Tanque e Gustavo Nicola. Técnico: Ricardo Costa.