A classificação não veio para o Sub-17 do Grêmio Prudente, no último sábado, contra o Red Bull Bragantino, em Assis (SP). O time perdeu por 2 a 0 no jogo de volta das quartas de final do Campeonato Paulista Sub-17. “Sabíamos da dificuldade, tínhamos desfalques importantes, precisamos improvisar alguns jogadores em algumas posições. Mas é preciso destacar o grande jogo que fizemos, enfrentamos uma equipe muito qualificada, competimos bastante. Faltavam poucos minutos, o jogo já encaminhava para decidir nos pênaltis e acabamos tomando o gol. Talvez uma falta de atenção coletiva nossa”, disse o técnico, Guilherme Freitas.
O time levou o primeiro gol aos 39 minutos do segundo tempo (no sub-17 são dois tempos de 40 minutos). O segundo gol foi de pênalti aos 42 minutos, pois o juiz deu 4 minutos de acréscimo.
 O técnico destaca que foi uma campanha histórica do Sub-17. “Pela primeira vez o Grêmio Prudente, nessa gestão, chega no mata-mata. Nós colocamos como objetivo internamente conquistar essa vaga no mata-mata, e conseguimos passar ainda numa fase de mata-mata. Chegamos entre as oito melhores equipes, ficamos bem perto de chegarmos entre as quatro”.
Guilherme ressalta a evolução dos meninos. “Quando a gente fala de futebol de base, o importante é a gente fazer com que os garotos evoluam, com que os garotos potencializem. E foi isso o que aconteceu, a gente viu uma evolução muito grande dos garotos em todos os aspectos e a gente segue feliz para os próximos desafios”.
Essa semana será de descanso para os garotos. Eles voltam a se apresentar na próxima segunda-feira (10). “Na segunda-feira, os atletas se reapresentam com o Sub-20. Alguns atletas que ainda têm idade para o sub-17 ficam integrados no elenco do sub-17 do ano que vem. Já os atletas que têm idade para o sub-20, nós iremos definir em uma reunião nos próximos dias, alguns nomes que ficam. Mas, em torno de 70% a 80% do elenco deve ser aproveitado no sub-20”.
Já na próxima semana, começam os trabalhos com foco na Copa de Futebol Junior 2026, a Copinha. “Vamos participar da Copinha, é uma competição muito importante, uma competição grande, e o clube não mediu esforços para trazer a competição para cá. Agora é se preparar bem, juntar os atletas que estavam já no sub-20 com esses atletas que sobem do 17 para o 20, a gente se preparar bem, fazer uma boa preparação para que a gente possa fazer mais uma grande Copinha e começar o ano de 2026 com o pé direito”, almeja Guilherme.