Grupo abre programa de capacitação na área de tecnologia para cidades pequenas

Projeto gratuito é destinado às pessoas que possuem contato com segmento e moram em municípios com menos de 50 mil habitantes

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 15/03/2022
Horário 15:24
Foto: AI Grupo DB1
Curso vai capacitar pessoas que possuem afinidade com o mercado da tecnologia
Curso vai capacitar pessoas que possuem afinidade com o mercado da tecnologia

Com o objetivo de proporcionar a formação e o preparo para o primeiro emprego na área tech, o Grupo DB1, formado por empresas de tecnologia brasileiras com atuação na América Latina e Estados Unidos, abriu programa gratuito de capacitação de profissionais. Denominado como DB1 Start GLocal, o projeto inédito é destinado às pessoas que já possuem contato com o segmento e são moradores de cidades brasileiras com menos de 50 mil habitantes. As inscrições vão até o dia 21 de abril de 2022. Ao todo, são 40 vagas disponíveis.

Como parte do projeto da universidade corporativa do grupo, UNI421, o curso foi pensado para quem tem sinergia com o mercado de tecnologia, a fim de oportunizar o desenvolvimento de carreira. A ação busca encontrar pessoas que ainda não tiveram a chance de trabalhar com a área, de se capacitar e investir no crescimento profissional e buscam a primeira oportunidade de um emprego na área.

Além disso, a edição GLocal vem com a diretriz do Grupo DB1 de ser global, mas atuar local. O que isso significa? O diretor de Gestão de Pessoas, Victor Eduardo Cobo, responde que é uma forma de posicionar o pensamento de que bons profissionais não precisam estar apenas nos grandes centros. “Eles podem estar em qualquer lugar e agir no local de suas origens. Isso ainda possibilita uma movimentação na economia de cidades do interior, oportunizando pessoas sem a necessidade de tirá-las de lá”, frisa.

É a chance de voltar o olhar para pequenas comunidades, algo que Victor reforça ser um posicionamento enraizado na cultura do Grupo DB1. “O GLocal inclusive surgiu desse sentimento de orgulho e pertencimento que nós vivemos aqui no grupo, de ter nascido e se desenvolvido com sede em Maringá, no interior do Paraná, mas em busca de conquistar o mundo com nossas soluções globais”, detalha.

O diretor também lembra que a alta direção do grupo sempre buscou fomentar isso nos planejamentos estratégicos de modo a criar caminhos em que todos possam contribuir com a evolução constante. “Não só da empresa, mas de todos: dos clientes, dos colaboradores, do ecossistema de tecnologia, dos grandes centros e também das regiões com cidades menores, independentemente de quais sejam as suas localizações geográficas”, explica.

Quem pode participar?

O diretor detalha que todas as pessoas com mais de 18 anos e que já tenham pelo menos o entendimento básico descrito da área podem se candidatar. Além disso, é necessário, no mínimo, ter acesso a um computador com acesso à internet. A partir do momento da inscrição, o candidato passará por uma seleção e triagem, que também envolve testes de lógica e raciocínio fluído.

De acordo com o diretor de Gestão de Pessoas do Grupo DB1, a capacitação vem com a intenção de oportunizar, à comunidade externa, a chance de ter acesso a uma formação de qualidade, com conteúdos atualizados e organizados diretamente por profissionais de tecnologia do Grupo DB1. “A formação é totalmente gratuita e em um formato 100% online, voltada para solução de problemas reais e gamificados. A imersão é desenvolvida com base na metodologia peer to peer learning”, revela.

Be local, act global

Antes mesmo de entender o conceito, o desenvolvedor em linguagem golang, Bruno Ferreira Quindeler, já era GLocal. O morador de Cantagalo (RJ), cidade com cerca de 20 mil habitantes, chegou à DB1 por meio da edição de 2021 do DB1 Start. Desde lá, ele tem a certeza que isso mudou sua vida e sua realidade local. “Fiquei feliz em saber que, mesmo estando em uma cidade com poucas oportunidades, eu poderia estar em uma 
empresa que foi feita para durar gerações, que cuida do seu colaborador, atuando em projetos incríveis e crescendo junto cada dia”, expõe.

Hoje, ele conta que também evoluiu profissionalmente e consegue perceber a diferença entre o Bruno de antes para o de agora. E, ao ser questionado sobre o poder de trabalhar remoto e agir do seu local de origem, ele afirma que acredita, sim, nessa modalidade. O desenvolvedor entende que, com a possibilidade de estar trabalhando totalmente de casa, ele pôde escolher ficar com a família e amigos, sem precisar sair e ir em busca de oportunidades em outros grandes centros.

A Carolini Kauffmann Banzatto pensa da mesma forma. Natural de Agudos, uma cidade paulista com pouco mais de 30 mil habitantes, hoje ela é desenvolvedora front-end trainee do Grupo DB1 após participar da mesma edição que o Bruno. Para ela, o conceito GLocal já fazia efeito naquela época e por isso merece o espaço. “Eu acredito muito nisso, em como uma oportunidade de trabalho tem a força de trazer coisas boas para pequenas comunidades. Uma vez que você está inserido em oportunidades melhores, com mais benefícios, você acaba investindo localmente, tanto por conseguir pisos salariais melhores quanto pela questão de o home office permitir estar mais próximo das coisas locais”, pontua.

Expansão do programa

Desde a primeira edição do evento, o intuito foi sempre de formar e capacitar bons profissionais e oportunizar o desenvolvimento de carreira. Desde então, dezenas de pessoas já passaram pela formação do Grupo DB1. Para 2022, está prevista a capacitação de 300 pessoas, inclusive com possibilidades de contratação para vagas de desenvolvedores, analistas de testes, analista de suportes e analistas de implantação.

Na última edição, em 2021, o Grupo DB1 formou 25 pessoas, o que mostra a expansão do programa pela quantidade de vagas hoje a serem ofertadas. Das pessoas formadas no ano passado, 18 foram contratadas.

Serviço

O período de inscrições vai até o dia 21 de março. A aplicação pode ser feita pelo link carreira.db1group.com/db1-start-glocal.

Além disso, mais 40 vagas são oferecidas para quem mora em cidades com mais de 50 mil habitantes. Nesse caso, a inscrição deve ser feita pelo link carreira.db1group.com/db1start.

Publicidade

Veja também